Análises foram feitas em mais de 30 mil exames coletados desde o começo de dezembro. O percentual da Ômicron em relação às amostras positivas vem subindo dia após dia.
Cresce incidência da variante Ômicron em oito estados
Um levantamento feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostrou que a incidência da variante Ômicron em oito estados é de 31,7%. Em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular, foram analisados 30.483 testes RT-PCR Especial, dos quais 640 deram positivo para o coronavírus. As amostras foram coletadas entre 1 e 25 de dezembro, em 16 estados. Os cientistas encontraram em 203 delas a variante Ômicron.
A nova cepa estava presente em testes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram os únicos em que a Ômicron foi detectada em mais de 50 testes.
O percentual da Ômicron em relação às amostras positivas vem subindo dia após dia. Na última semana, ultrapassou a taxa de 40%, chegando a aproximadamente 70% no dia 25.
Balanço do Ministério da Saúde divulgado na última segunda-feira, dia 27, registra a confirmação oficial de 74 casos de Ômicron no país. Há outros 116 em investigação.
Segundo o ITpS, os dados servem de alerta para o poder público e para a população. “Nos próximos dias teremos reuniões e festas por causa do réveillon, e é preciso lembrar que a pandemia não acabou”, diz Jorge Kalil, diretor-presidente do instituto.
Da Redação com informações do jornal O Globo
Leia Mais: