fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Detectando a Covid: saiba a diferença entre PCR, antígeno e autoteste

O aparecimento da ômicron e o surto de influenza resultaram em uma intensa procura pelos testes para detectar os vírus. Saúde quer a liberação dos autotestes pela Anvisa.

17 de janeiro de 2022

Compartilhe

Brasil utiliza RT-PCR e antígeno para identificar a covid-19 (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (12), a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) divulgou em nota um alerta sobre o risco de de desabastecimento dos testes de Covid-19, devido à alta demanda.

O aparecimento da ômicron e o surto de influenza resultaram em uma intensa procura pelos testes para detectar os vírus. Além da Abramed, o Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Distrito Federal (Sindilab-DF) também comunicou que os estoques de testes estão em situação preocupante e são um problema de cadeia nacional.

O Brasil utiliza dois tipos de testes para detectar o vírus: o RT-PCR e o antígeno, conhecido como “teste rápido”. Na última quinta-feira (13), o Ministério da Saúde pediu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação de mais um tipo de exame: o autoteste.

Segundo o ministério, o autoteste pode ser uma “estratégia adicional” no momento.

Procurada pela reportagem do site Poder 360, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou as diferenças entre os três testes:

RT-PCR

O PCR é considerado o “padrão ouro” na detecção do vírus., além de ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O teste busca “encontrar” material genético do vírus, o RNA. Para ser realizado, requer o envio a laboratórios especializados, para o processamento da amostra e identificação do vírus.

A recomendação dos laboratórios é o PCR seja feito entre o terceiro e sétimo dia depois do aparecimento dos sintomas. Sua coleta é feita com amostra de nasofaringe.

O resultado, que depende de equipamentos sofisticados, pode levar algumas horas ou até mesmo mais de um dia para ficar pronto….

Antígeno

O antígeno apresenta sensibilidade menor do que a do RT-PCR. mas ainda é considerada alta, “com potencial de 95%”, de acordo com a Fiocruz.

Apesar de a coleta ser conduzida da mesma forma que o anterior, o antígeno tem o processamento mais rápido e o resultado pode sair em apenas 15 minutos.

O teste, que busca por proteínas específicas na superfície do vírus para identificá-lo, não carece de uma infraestrutura sofisticada e pode ser processado no mesmo local da coleta.

Autoteste

Segundo a Fiocruz, o autoteste é considerado igual ao antígeno, porém, pode ser feito pela própria pessoa em casa, sem necessidade de ir à farmácia, laboratório ou hospital.

O produto, proibido no país, agora depende da avaliação da Anvisa para ser comercializado.

A proposta do ministério é que os exames caseiros sejam disponibilizados em redes de farmácia e de drogarias e em outros estabelecimentos de saúde. Qualquer pessoa poderia fazer o teste.

Com informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Cheia deixa 40 cidades em situação de emergência no Amazonas

Em 2022, 58 dos 62 municípios do Amazonas enfrentam os danos causados pela enchente. efeitos mais severos ocorreram nas cidades de Careiro da Várzea e Anamã.

26 de maio de 2022

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022

Animação reforça campanha de combate ao abuso sexual infantil virtual

A animação traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming e outros.

26 de maio de 2022

Projeto para estimular estudos epidemiológicos é debatido em Manaus

Amazonas tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país com 64,8 casos por 100 mil habitantes em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.

26 de maio de 2022

OAB-AM e Seap realizam audiência pública nesta quinta-feira em Manaus

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) irão tratar sobre as solicitações dos advogados criminalistas.

26 de maio de 2022

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022