Na manhã desta quinta-feira (13), uma fila quilométrica é formada no local. Reportagem observou que não há triagem de grupos prioritários, mas a Semsa nega a informação.
Testagem é feita até às 19h, no local (Foto: Isac Sharlon/RealTime1)
O público que procura o Studio 5, na zona Sul de Manaus, nesta quinta-feira (13), para testagem de Covid-19, aguarda na área externa do Centro de Convenções sob tempo nublado e temperatura quente.
Centenas de pessoas formam uma fila quilométrica, que tem início no auditório do Studio 5, passa pela Ponte da Felicidade e se estende até o estacionamento do local.
A testagem teve início às 9h da manhã. Apesar de a fila andar, ao mesmo tempo não para de crescer com a chegada de novas pessoas.
Na fila, não foi observada nenhuma triagem de atendimento prioritário para idosos, grávidas, pessoas com comorbidades ou com alguma deficiência.
Veja algumas imagens do local:
No entanto, em resposta à reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destacou que, no local, “está sendo dada prioridade aos grupos, sim”.
O Centro Municipal de Testagem vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 19h. Inicialmente o atendimento iria até as 21h, mas foi revisto após avaliação dos fluxos de fechamento e registro dos trabalhos.
No primeiro dia de funcionamento, na quarta (12), mais de 1,2 mil testes foram realizados.
A Semsa orienta que o usuário, para ser atendido, apresente documento de identificação com foto e o Cartão Nacional do SUS.
O endereço do Studio 5 Centro de Convenções, onde o Centro Municipal de Testagem para Covid-19 está funcionando, é avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial, zona Sul.
A oferta do teste segue, normalmente, também nas 51 UBSs de referência para casos suspeitos de Covid-19 e os endereços podem ser conferidos AQUI.
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: