fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

É Covid-19 ou gripe? Saiba onde fazer testagem gratuita em Manaus

As infecções causadas pelos vírus no estágio inicial apresentam os mesmos sintomas: febre alta, tosse seca, dor na garganta, dor no corpo e nas articulações.

10 de janeiro de 2022

Compartilhe

Semsa tem 51 UBSs para atender a população que apresentar os sintomas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus reforça a necessidade de manter os cuidados contra a Covid-19 como forma de também impedir a disseminação das variantes das síndromes gripais. Embora circulem ao longo do ano, os vírus da influenza, adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório costumam ter sua transmissão acelerada no período chuvoso.

Ao sentir os sintomas de gripe, a pessoa deve ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para receber atendimento médico. 

“O papel da UBS, como porta de entrada do Sistema Único de Saúde é de atender esses casos leves, fazer a orientação, o monitoramento, e quando o usuário perceber qualquer tipo de piora dos sintomas deve retornar, para que seja realizado o encaminhamento para unidades de média ou alta complexidade”, detalha o secretário. 

De acordo com ele, os testes de antígeno para Covid-19 estão sendo realizados em 51 UBSs, que podem ser conferidas AQUI.

Cuidados que valem para estas doenças virais

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), extraídos da plataforma e-SUS, indicam que entre os meses de outubro e dezembro de 2021 foram registrados 17.074 atendimentos relacionados a sintomas de influenza, na rede pública municipal de saúde. Embora esses dados não revelem os subtipos do vírus influenza, que tem uma forte capacidade de mutação, servem de parâmetro para enfatizar que os cuidados pessoais devem continuar.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, explica que as variantes da influenza H1N1, H3N2, da Covid-19 e outros estão circulando nos ambientes e quando as infecções causadas por eles estão no estágio inicial, apresentam os mesmos sintomas: febre alta, tosse seca, dor na garganta, dor no corpo e nas articulações.

“Por isso reforçamos que os cuidados devem ser mantidos: evitar aglomerações, fazer uso de máscara, lavar as mãos com água e sabão e fazer uso de álcool em gel. Ao perceber que está acometida com uma síndrome gripal, a pessoa precisa evitar levar as mãos aos olhos e às mucosas. São cuidados básicos preventivos que já estão incorporados à rotina de muitas pessoas”, reforça.

Djalma salienta que os cuidados para evitar a influenza devem ser reforçados para as mesmas populações consideradas mais vulneráveis à Covid-19, para evitar os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um quadro que às vezes requer internação e até UTI. “No caso da H3N2, é preciso redobrar a proteção às crianças, para evitar que o quadro se agrave”, observa.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022