fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

É Covid-19 ou gripe? Saiba onde fazer testagem gratuita em Manaus

As infecções causadas pelos vírus no estágio inicial apresentam os mesmos sintomas: febre alta, tosse seca, dor na garganta, dor no corpo e nas articulações.

10 de janeiro de 2022

Compartilhe

Semsa tem 51 UBSs para atender a população que apresentar os sintomas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus reforça a necessidade de manter os cuidados contra a Covid-19 como forma de também impedir a disseminação das variantes das síndromes gripais. Embora circulem ao longo do ano, os vírus da influenza, adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório costumam ter sua transmissão acelerada no período chuvoso.

Ao sentir os sintomas de gripe, a pessoa deve ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para receber atendimento médico. 

“O papel da UBS, como porta de entrada do Sistema Único de Saúde é de atender esses casos leves, fazer a orientação, o monitoramento, e quando o usuário perceber qualquer tipo de piora dos sintomas deve retornar, para que seja realizado o encaminhamento para unidades de média ou alta complexidade”, detalha o secretário. 

De acordo com ele, os testes de antígeno para Covid-19 estão sendo realizados em 51 UBSs, que podem ser conferidas AQUI.

Cuidados que valem para estas doenças virais

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), extraídos da plataforma e-SUS, indicam que entre os meses de outubro e dezembro de 2021 foram registrados 17.074 atendimentos relacionados a sintomas de influenza, na rede pública municipal de saúde. Embora esses dados não revelem os subtipos do vírus influenza, que tem uma forte capacidade de mutação, servem de parâmetro para enfatizar que os cuidados pessoais devem continuar.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, explica que as variantes da influenza H1N1, H3N2, da Covid-19 e outros estão circulando nos ambientes e quando as infecções causadas por eles estão no estágio inicial, apresentam os mesmos sintomas: febre alta, tosse seca, dor na garganta, dor no corpo e nas articulações.

“Por isso reforçamos que os cuidados devem ser mantidos: evitar aglomerações, fazer uso de máscara, lavar as mãos com água e sabão e fazer uso de álcool em gel. Ao perceber que está acometida com uma síndrome gripal, a pessoa precisa evitar levar as mãos aos olhos e às mucosas. São cuidados básicos preventivos que já estão incorporados à rotina de muitas pessoas”, reforça.

Djalma salienta que os cuidados para evitar a influenza devem ser reforçados para as mesmas populações consideradas mais vulneráveis à Covid-19, para evitar os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um quadro que às vezes requer internação e até UTI. “No caso da H3N2, é preciso redobrar a proteção às crianças, para evitar que o quadro se agrave”, observa.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Carreta Vacina Amazonas atende moradores do Tarumã a partir de hoje

A unidade móvel conta com profissionais de saúde oferecendo atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h, ao público do bairro Tarumã.

19 de janeiro de 2022

UEA aplica provas de Habilidades dos cursos de Dança, Teatro e Música

Candidatos aos cursos de Dança e Teatro farão prova de forma virtual; para o curso de Música a prova teórica será presencial e a prova prática será virtual.

19 de janeiro de 2022

Amazonas registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 nas últimas horas

O aumento é de 64,03% se comparado os recentes dados com os mesmos dados do dia 18 de janeiro do ano passado, quando o Amazonas registrava apenas 1.790 novos casos de Covid.

18 de janeiro de 2022

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022