fbpx

domingo, 26 de setembro de 2021

Curso de empreendedorismo tem 6 mil vagas para estudantes do AM

Os estudantes criarão seus próprios planos de negócios e os 500 projetos que tiverem mais potencial serão selecionados para a Feira do Estudante Empreendedor.

10 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Cleudilon Passarinho)

Despertar a cultura empreendedora nos estudantes e dar condições para que os projetos saiam do papel é o objetivo do projeto Educação Empreendedora, que integra o programa Educa+Amazonas, do Governo do Estado. A iniciativa é desenhada para os alunos do Ensino Médio da rede estadual, que poderão se inscrever até sábado (14), pelo link https://bit.ly/3CfWCIC, em formação que irá prepará-los para a realidade e os desafios do mercado de trabalho.

De acordo com a secretária de Educação e Desporto, Kuka Chaves, o Educação Empreendedora fomentará o cenário de negócios no estado, por meio da qualificação dos estudantes. “Além da leitura de mercado, eles [os alunos] estarão preparados para identificar oportunidades e criar planos de negócios. É um projeto que criará um ambiente adequado ao desenvolvimento de startups e fomento de novos negócios”, afirmou.

Criação de Planos de Negócio

O professor Ricardo Dutra, que tem trabalhado na coordenação do projeto Educação Empreendedora, explica que serão oferecidas 6 mil vagas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM). Durante a formação, os estudantes criarão seus próprios planos de negócios e os 500 projetos que tiverem mais potencial serão selecionados para a Feira do Estudante Empreendedor, onde serão apresentados para sócios e/ou investidores.

“Eles têm o núcleo comum de estudo, mas isso não quer dizer que eles não vão ter um ensino aprofundado, porque eles vão trazer a expertise deles para o conhecimento. Por exemplo, se ele quer se tornar um proprietário de açougue, capaz de desenvolver seu negócio com o máximo de potencial de crescimento, o conjunto de conhecimentos que ele vai adquirir vai favorecer para que ele seja um empreendedor, conhecer o seu nicho de trabalho. Se ele quer entrar no ramo de conserto e reparo de celulares, aquele mesmo conhecimento vai funcionar, só que ele vai ter que imergir naquela área mais eletrônica, aquele nicho mais específico”, esclareceu Ricardo Dutra.

Duas fases de execução

O projeto será executado em duas fases. A primeira delas será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com uma sistematização elaborada pelo Sebrae-AM. Na segunda fase, os alunos se submeterão a oficinas e ao desenvolvimento de projeto empreendedor, sob a supervisão de um tutor presencial e com o aporte de aulas televisionadas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

“O objetivo maior, em última instância, é fazer a geração de renda e emprego no local, fixando o aluno”, aponta o analista técnico do Sebrae-AM, na área de Educação Empreendedora, Ricardo Sampaio. “A nossa ideia é justamente essa, e o objetivo da Secretaria de Educação de gerar essa educação mais holística, mais ampla e completa, veio bem a calhar nessa nossa necessidade de gerar empreendedorismo nessas classes mais jovens”.

Parceria 

Alinhado aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Educação Empreendedora é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O projeto contempla o eixo de preparação do estudante para o futuro do Educa+Amazonas, que vai injetar R$ 400 milhões em iniciativas voltadas às redes públicas de Educação do estado.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021

Prefeitura vai aceitar pagamento de taxas do Implurb por PIX

Prefeitura de Manaus decidiu aceitar a nova forma de pagamento eletrônico para taxas e impostos devidos ao Implurb.

25 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem programação especial neste fim de semana

O parque municipal do Mindu, localizado no Parque 10, terá atividades variadas para receber o público neste fim de semana.

25 de setembro de 2021

DNIT pretende concluir reparo no KM 118 da BR-319 neste sábado

Segundo o órgão, são realizados trabalhos de reforço do corpo de aterro com pedra rachão e fortalecimento da camada de sub-base.

25 de setembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 em Manaus será em 14 pontos, neste sábado

Para receber a primeira dose, no caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, é necessário estar acompanhado do responsável, que precisará assinar uma declaração.

25 de setembro de 2021

AM busca apoio federal e das Forças Armadas em jogo na Arena da Amazônia

Brasil e Uruguai se enfrentam na Arena da Amazônia, em Manaus, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

24 de setembro de 2021

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no Hospital Delphina Aziz, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde.

24 de setembro de 2021

Experimento da Samel é alvo da PGR; comissão denuncia 200 mortes por Covid

O ensaio clínico com a proxalutamida foi realizado pelo endocrinologista Flávio Cadegiani com o apoio da Samel. O caso tramita em sigilo na PGR.

24 de setembro de 2021