fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Compartilhe

A agenda tem o objetivo de atuar em 20 municípios até o fim do ano (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está realizando atividades de educação ambiental em municípios do interior. Ações de sensibilização contra queimadas e desmatamento já ocorreram em Boca do Acre, Iranduba e Manacapuru. Serão atendidos, até o fim de agosto, os municípios de Manicoré, Novo Aripuanã, Novo Airão, Canutama, Presidente Figueiredo e Autazes. 

A programação faz parte do cronograma da campanha Floresta Faz a Diferença, iniciada em junho deste ano, pela Sema. A equipe de educação da secretaria está apostando em metodologia diversa para conscientizar a população, com dinâmicas, vídeos, debates e reflexões em grupo.

O Plano de execução envolve ainda atividades nas sedes dos municípios, em comunidades rurais e unidades de conservação (UCs).  Também haverá atividades destinadas a grupos específicos: lideranças locais e agentes comunitários de saúde (ACS); professores; agentes ambientais voluntários; produtores e agricultores. 

“A ação educativa vem alertar a população amazonense sobre o aumento dos focos de calor, sensibilizando quanto aos riscos ocasionados com as queimadas, às consequências da saúde, incluindo o agravamento ao Covid-19, além dos impactos negativos ao meio ambiente, contribuindo assim na prevenção das queimadas e desmatamento no estado do Amazonas”, explicou a coordenadora de educação ambiental da Sema, Maria Edilene. 

As ações de sensibilização estão sendo realizadas em conjunto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente. 

A agenda tem o objetivo de atuar em 20 municípios até o fim do ano. Para os próximos meses, estão previstas atividades para as localidades de Lábrea, Apuí, Humaitá, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Manaquiri, Rio Preto da Eva e Silves.

Além das ações educativas, a campanha está promovendo, até sábado (31/07), no município de Manicoré, a implantação do Roçado Sem Fogo – uma capacitação para diminuir os focos de calor relacionados às atividades tradicionais de roçado e limpeza de terrenos com uso do fogo naquela região. 

>> Confira a programação para as próximas semanas: 

Novo Aripuanã 

O quê – Ações educativas contra queimadas e desmatamento

Onde – Comunidades rurais

Quando – 26 a 30 de julho


O quê – Ações educativas contra queimadas e desmatamento

Onde – Sede do município

Quando – 31 de julho


Novo Airão

O quê – Ações educativas contra queimadas e desmatamento

Onde – Sede do município e comunidades rurais

Quando – 29 a 31 de julho

Público – Lideranças locais e ACS (29/07); professores (30/07); produtores e agricultores (31/07)

Canutama

O quê – Ações educativas contra queimadas e desmatamento

Onde – Sede do município e comunidades rurais 

Quando – 6 a 8 de agosto 

Público – Lideranças locais e ACS (06/08); professores (07/08); agentes ambientais voluntários (07/08); produtores e agricultores (08/08)

Presidente Figueiredo

O quê – Ações educativas contra queimadas e desmatamento

Onde – Sede do município (escolas) e comunidades rurais

Quando – 4 a 6 de agosto 

Público – Lideranças locais e ACS (04/08); professores (05/08); produtores e agricultores (06/08)

Autazes 

O quê – Ações educativas contra queimadas e desmatamento

Onde – Sede do município e comunidades rurais

Quando – 10 a 12 de agosto 

Público – Lideranças locais e ACS (10/08); professores (11/08); produtores e agricultores (12/08)

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Arena da Amazônia é preparada para jogo entre Brasil e Uruguai

A Arena receberá, no dia 14 de outubro, a partida entre Brasil e Uruguai, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

23 de setembro de 2021

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021