fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Consumo de Tucumã é suspenso em Manacapuru após morte de criança

Além da morte da criança, outras 29 pessoas - que teriam consumido Tucumã em Manacapuru - apresentaram sintomas de infecção alimentar.

14 de julho de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Pacientes com sintomas de diarreia, náuseas, vômito, dores na barriga e febre estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa) após terem contato com Tucumã – um fruto de palmeira encontrado na Amazônia. O alerta, em especial, é para toda a população de Manacapuru e foi divulgado nesta quarta-feira (14), após a morte de um menino, de oito anos, por suspeita da infecção alimentar após a ingestão do fruto. Ele havia sido internado em um hospital da cidade na segunda-feira (12).

Ainda conforme a Semsa, os pacientes que apresentaram sintomas são moradores da localidade do Irapajé, situada no rio Manacapuru. O alerta é para que “não comprem e nem façam consumo do fruto nesse momento”.

O primeiro registro de infecção por suspeita de consumo do fruto ocorreu no último domingo (11) e, desde então, conforme a Sema, são inúmeros os casos de pessoas da comunidade Irapajé que apresentam os sintomas de infecção alimentar.

A Semsa destacou, ainda, que todas as amostras do fruto consumido já foram encaminhadas para o laboratório da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em Manaus, para que possam ser analisadas.

Por fim, a Secretaria reforça que a população de Manacapuru não consuma o tucumã, especialmente oriundos das comunidades do rio Manacapuru, até que haja os resultados das amostras enviadas a Manaus.

Investigação

A notificação do surto, enviado pela Vigilância em Saúde do município, envolve 30 casos suspeitos da doença, sendo um óbito de um menino de 8 anos. Outras duas pessoas estão internadas sob a mesma suspeita também no município, conforme informou a FVS-RCP na tarde desta quarta (14).

A investigação oportuna do surto notificado permite a identificação e eliminação das fontes de contaminação e controlar os casos confirmados da doença, conforme destacou a FVS-RCP.

Nesta quarta, a equipe das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária da FVS-RCP partiu para a sede de Manacapuru, de onde seguirá para a comunidade de Irapajé. Na região, será será realizada a investigação no local e a coleta de amostras de materiais no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP), para que haja a confirmação do surto de DTA associado à ingestão de tucumã a partir da análise sobre composição, deterioração, processamento, conservação e qualidade do alimento.

Consumo de Tucumã em Manaus

O Realtime1 conversou com Muni Lourenço, presidente da Federação de Agricultura do Estado do Amazonas, para saber se há um levantamento que aponte uma quantidade aproximada de importação do fruto de outros municípios para Manaus, para saber se há grandes possibilidades de parte desses carregamentos serem oriundos de Manacapuru.

Por telefone, Lourenço informou que Itacoatiara exporta boa quantidade do fruto para Manaus. Já Manacapuru, conforme ele, não há tanto destaque como município que abastece Manaus com quantidade grande ou razoável do fruto.

Amadurecimento com carbureto

Essa não é a primeira vez que a Vigilância em Saúde investiga casos de infecção alimentar e morte após consumo de tucumã no Amazonas. Em 2013, uma jovem de 17 anos, na época, teve a morte associada após uma infecção alimentar por ter consumido o fruto.

À época, uma investigação foi instalada pela Vigilância em Saúde para apurar a intoxicação de pessoas que consumiram o fruto amadurecido com carbureto, composto químico utilizado em produtos de limpeza.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021