fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Pasta de tucumã diversifica o uso da fruta e gera interesse internacional

Produto facilita o consumo da polpa do tucumã, com uma formulação que garante a praticidade e o sabor da fruta e garante medidas sanitárias e adequado padrão de higiene.

12 de julho de 2021

Compartilhe

Pasta de tucumã é produzida pela Muiraka Alimentos. (Foto: Reprodução)

Conhecido no Amazonas por compor o tradicional X-Caboquinho, o tucumã agora pode ser encontrado em consistência de creme. Trata-se da pasta de tucumã, uma formulação que garante a praticidade e o sabor do fruto regional.

O produto, fabricado pela Muiraka Alimentos, foi desenvolvido pelo engenheiro de alimentos Rafael Cintra, durante a faculdade quando foi desafiado, junto aos colegas de classe, a apresentar um projeto que solucionasse problemáticas.

Pensando em facilitar o acesso ao consumo da polpa do tucumã e ao mesmo tempo garantir medidas sanitárias para o adequado padrão de higiene, o engenheiro buscou a forma mais viável para facilitar o consumo da fruta.

“Por meio de estudos encontramos uma formulação que garantiu consistência, sabor e praticidade. Foi uma forma de facilitar o acesso ao consumo do tucumã sem precisar comprar e descascar”, disse.

Produto foi desenvolvido pelo engenheiro de alimentos Rafael Cintra (Foto: Reprodução)

Produto despertou interesse de estrangeiros

As atividades da Muiraka iniciaram em 2019, mas foram interrompidas no último ano por conta da pandemia, com retomada nas comercializações em abril de 2021.

O engenheiro afirma que a demanda pela pasta de tucumã é crescente e a empresa tem propostas para fornecimento do produto a outros estados e até mesmo aos países de Portugal e Estados Unidos. Porém, o envio esbarra em problemas logísticos.

“Queremos fazer parcerias mas enfrentamos entraves logísticos, o tempo de duração dos trajetos é extenso com maiores custos, ainda mais se for por transporte aéreo. O tucumã tem característica perecível. A pasta dura 30 dias lacrada. Estamos estudando o meio para até mesmo triplicar o prazo de validade do produto”, explicou.

De acordo com Cintra, a média mensal de vendas é de 300 potes. Cada unidade pesa 350 gramas e custa R$25.

A empresa utiliza cerca de 50 quilos de polpa de tucumã por mês.

O produto pode ser adquirido por meio do Instagram da Muiraka no link do delivery da página.

Outros pontos de venda:

Empório Estrela de Anis – Av. Ivanete Machado, 3 – Parque Dez de Novembro;

Feira da ADS – Shopping Ponta Negra, no bairro Parque Dez e Dom Pedro – às quartas, quintas e sextas-feiras.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

BNDES reúne bancos de desenvolvimento globais na ExpoAmazônia

Tema sustentabilidade norteou boa parte das discussões ao longo dos objetivos principais da ExpoAmazônia sediada em Manaus.

3 de julho de 2022

Alta da Selic atrai investidores para renda fixa isenta de Imposto de Renda

Com a alta da taxa básica de juros, o mercado tem oferecido aos investidores títulos emitidos por grandes empresas, sem cobrança de impostos, com retorno real.

3 de julho de 2022

Petrobras tem trabalhadores e bancos como minoritários no Governo Bolsonaro

Acionistas viraram alvo de Jair Bolsonaro em meio à crise provocada pelas conturbadas trocas de comando na Petrobras, que resiste em elevar os preços dos combustíveis.

3 de julho de 2022

Infraestrutura de conectividade pauta palestra na ExpoAmazônia

Diretor de projetos do Ministério das Comunicações disse que leitos dos rios é a forma mais sustentável de implantar cabos subfluviais para conectar internet na Amazônia.

3 de julho de 2022

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação.

2 de julho de 2022

Aumenta o número de brasileiros endividados acima de 60 anos

Ao todo, o país tem 66,1 milhões de endividados – recorde da série histórica iniciada em 2016. Antes, o pico do endividamento foi atingido em abril de 2020, com 65,9 milhões.

2 de julho de 2022

Leis que beneficiam policiais e professores são sancionadas no AM

Governador do Amazonas beneficia policiais civis com equiparação da aposentadoria e professores da rede pública estadual de ensino com 14º e 15º salários.

2 de julho de 2022

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022