fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

Centros de Testagem lotados podem aumentar riscos de contaminação

O Amazonas registrou quase 5 mil novos casos de Covid-19 na última terça-feira e o número pode aumentar com dois centros de testagem em funcionamento em Manaus.

19 de janeiro de 2022

Compartilhe

Poucas horas após a abertura do Vasco Vasques, uma fila quilométrica já era vista no local (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (19), Manaus passou a contar com dois centros de testagem em massa de Covid-19. O primeiro, em funcionamento desde o dia 12 de janeiro no Studio 5, Zona Sul, registrou 14 mil testes até a última terça-feira (18). O mais recente, montado no Vasco Vasques, zona Centro-Sul, tem capacidade para atender 10 mil pessoas por dia.

Os centros de testagem no Amazonas concentram grande número de pessoas em filas, o que pode contribuir para o aumento da doença no Estado, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou que é necessário manter distanciamento social para evitar o contágio e se manter em isolamento quando o vírus for detectado.

Casos aumentam mais de 64% em intervalo de um ano

Na última terça-feira (18), o Amazonas registrou quase 5 mil novos casos positivos de Covid-19. O aumento no número de novos casos é de 64,03% se comparado os recentes dados com os mesmos dados do dia 18 de janeiro do ano passado, quando o Amazonas registrava apenas 1.790 novos casos de Covid.

Desde o dia 11 de janeiro deste ano, os novos casos de Covid-19 detectados diariamente em todo o Amazonas se mantêm acima de mil. Veja os números: dia 11 (1.229 novos casos), dia 12 (1.659 novos casos), dia 13 (2.404 novos casos), dia 14 (2.782 novos casos), dia 15 (2.638 novos casos), dia 16 (3.079 novos casos), dia 17 (2.674 novos casos) e dia 18 (4.975 novos casos).

‘Explosão brutal e inédita’

O epidemiologista Jessem Orellana, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que acompanha a disseminação da Covid-19 deste o início da pandemia no Brasil e no Amazonas, diz que é tarde pois o Amazonas já está em queda livre em relação ao crescimento da doença, que ele classifica como “explosão brutal e inédita”.

No Rio de Janeiro, por exemplo, desde o dia 9 de janeiro a secretaria de saúde decidiu abrir agendamento on-line para a realização de testagem visando desafogar o número de atendimentos e filas quilométricas.

Sobre o assunto, o RealTime1 questionou o epidemiologista que respondeu que a medida “parece uma invenção espetacular e recente, mas é uma tecnologia conhecida e factível, assim como tantas outras ignorados ou mal usadas durante a pandemia”.

Alguns dos critérios para testagem contra a Covid-19

Os critérios de priorização do uso de testes recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são: todos os casos que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios; indivíduos com sintomas respiratórios em qualquer nível de assistência; para transferências inter-hospitalares, como triagem/preparo para procedimentos cirúrgicos e pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos, como como triagem para detecção de Covid-19 e isolamento/segregação no ambiente hospitalar.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.

22 de maio de 2022

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Apesar da decisão assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo federal diz que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

22 de maio de 2022

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

Após dois anos de suspensão por causa da pandemia, as empresas Azul, Gol e Latam voltam a oferecer serviços de bordo com snacks e bebidas à vontade, sem custo adicional.

22 de maio de 2022

2ª etapa do concurso do Corpo de Bombeiros tem mais de 400 ausentes

O resultado preliminar desta segunda fase do concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho.

22 de maio de 2022

Cheia do rio Negro avança e feira Manaus Moderna ganha pontes de madeira

A medida é para que o trânsito de permissionários e clientes dentro da feira Manaus Moderna, especialmente nas áreas mais baixas, não prejudique o comércio dos feirantes.

22 de maio de 2022

Termina neste sábado o prazo para as inscrições do Enem 2022

De acordo com o Inep, as provas do exame do Enem 2022 serão aplicados em todos os Estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

21 de maio de 2022

TCE-AM dá início a curso inédito de Contabilidade Pública, nesta segunda

O curso do TCE-AM inicia segunda-feira e será realizado até o dia 26 de maio de forma presencial para servidores públicos, jurisdicionados e sociedade, em geral.

21 de maio de 2022

Governo regulariza 100 pistas de pouso em funcionamento na Amazônia Legal

A Anac já havia aprovado no ano passado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região para facilitar atendimento humanitário na pandemia.

21 de maio de 2022