O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), inauguraram o novo Centro de Testagem contra a Covid-19, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV). O objetivo é ampliar a oferta do teste para rastrear a doença e desafogar o sistema de saúde.
Wilson Lima começou falando sobre a preocupação com o aumento de casos de Covid que foram atestados no Centro de Testagem do Studio 5 e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta terça-feira (18).
“Nós tivemos um aumento significativo de Covid. Só nas últimas 24 horas, tivemos quase cinco mil caso confirmados. Todos os dias eu tenho falado com a Fundação de Vigilância em Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde para entender a evolução desses casos. Hoje, mais de 90% dos casos no Amazonas já são causados pela Ômicron”, disse o governador.
No Vasco Vasques, há 20 pontos de coleta, sendo 10 estações em cada uma das duas etapas do Centro de Convenções, com funcionamento das 9h às 19h apenas nesta quarta-feira (19). Cada etapa terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Além do local, o Governo do Amazonas está destinando 46 profissionais, incluindo médicos, e 20 mil testes rápidos de antígeno.
O local irá oferecer o teste rápido para pacientes com sintomas gripais, como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19. A testagem de pacientes com sintomas respiratórios atende à orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
A partir desta quinta-feira (20), o atendimento nós dois centros de testagem será feito das 9h às 17h.
O prefeito David Almeida enfatizou que a mudança se fez necessária para aliviar o ritmo de trabalho dos servidores que, segundo ele, estavam trabalhando mais de 12 horas por dia.
“Nós estamos fechando às 19h, só que os servidores ficavam até meia-noite ou 1h da manhã, estavam ficando cansados, exaustos… Então, vamos diminuir para às 17h, quem estiver na fila até às 17h entra e vai ser atendido até o horário que for necessário para que nós possamos dar esse descanso para os nossos profissionais”, anunciou o prefeito.
David também anunciou que o número de UBSs que realizam os testes reduzirá de 51 para 32, já que foram abertos dois grandes centros de testagem.
O prefeito garantiu que há, em estoque, testes para mais seis dias e que até a próxima semana a prefeitura vai receber um lote para viabilizar mais testagens.
“Até sexta ou segunda nós receberemos mais 200 mil testes, o que dá uma segurança de mais 30 dias. Nós temos uma contratação de mais um milhão de testes que, caso sejam necessários, quando chegarem irão para nossa central de abastecimento”, disse David.
Texto: João Luiz Onety
O tombamento do clube como patrimônio material acontece por conta do significado que ele representa ao povo do estado e os elementos arquitetônicos do Palácio Dórico.
Vencedores da etapa final recebem investimento financeiro, mentoria para projetos e modelo de negócios. Têm, também, a oportunidade de se tornarem fornecedores da Petrobras.
O trecho no entorno da Arena da Amazônia, será interditado nesta quinta-feira (19), a partir das 18h, no sentido bairro/Centro.
A jornalista é pré-candidata à deputada federal (Avante-AM), ela ainda afirma ter interesse em disputar o Senado, caso o diretório do partido mude de ideia.
Sinésio afirmou que os partidos da federação [PT, PV e PCdoB] estão priorizando as candidaturas de federal e estadual. Ele disse também que Omar Aziz será o candidato do PT.
Para o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a parceria tem o objetivo de aumentar o fluxo de turistas, criar oportunidades, empregos e renda para o Estado.
A fábrica é sediada no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), e tem capacidade produtiva diária de 12 toneladas de peixe.
A feira vai ser realizada no dia 12 de junho, as inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de maio.
O Projeto Floresta+ Amazônia recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
A companhia vai percorrer mais de 1.500 quilômetros, por rios e estradas. O roteiro inclui os municípios de Novo Airão, Urucurituba e Caapiranga.