segunda-feira, 28 de setembro de 2026
INTERNACIONAL

Deputados do AM cumprem agenda em Dubai durante a COP28

Sidney Leite é relator da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e esteve em uma agenda que debateu a emissão de títulos
COMPARTILHE
Foto: (Divulgação)

Os deputados federais do Amazonas, Sidney Leite (PSD) e Amom Mandel (Cidadania), cumprem agenda em Dubai, durante a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP28).

Sidney Leite é relator da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e esteve em uma agenda que debateu a emissão de títulos e na viabilidade, por intermédio do Banco da Amazônia (Basa), de remunerar pequenos produtores, quilombolas e indígenas.

Essa iniciativa visa a manutenção de áreas preservadas e a recuperação de áreas degradadas, proporcionando aos produtores uma alternativa rentável.

“A minha preocupação é com o homem da floresta, o pequeno agricultor, o ribeirinho, o indígena e os quilombolas. Eles devem ser remunerados pelos serviços prestados para com o nosso meio ambiente e que tem garantido a conservação da nossa floresta em pé”, afirmou Leite.

Já Amom participou do painel segurança alimentar e sustentabilidade, encontrou com outros parlamentares e reuniu com representantes de empresas para tratar sobre crédito de carbono.

Amom chegou a gravar um vídeo ao lado deputada indígena Célia Xakriabá, reforçando a atuação na COP28 com pautas temáticas para a Amazônia.

“Diretamente do Amazonas, estou para trazer informações sobre as queimadas na Amazônia e como isso fez com que Manaus tivesse a pior qualidade de ar do mundo inteiro nos últimos três meses, causando morte de animais domésticos, além da situação da vida das pessoas do estado”, disse Mandel.

Leia Mais:

COMPARTILHE