A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28) começa, nesta quinta-feira (30), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com o Brasil levando 2,4 mil representantes de governos, empresariado e sociedade civil, a maior delegação brasileira na história das conferências do clima.
Além do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), a comitiva oficial do governo terá 12 ministros de Estado, 12 Senadores da República e 25 deputados federais, entre estes o deputado Sidney Leite (PSD) e Amon Mandel (Cidadania).
Representantes de Governos de Estado, com a liderança do governador Wilson Lima, e prefeituras completam o time de aproximadamente 400 representantes oficiais, que devem participar principalmente dos cinco primeiros dias da conferência. Os demais devem se espalhar pelos painéis temáticos e de oportunidades de negócios.
Os principais temas a serem tratados durante os 12 dias de conferência são:
- Transição Energética
- Mercado de crédito de carbono
- Monitoramento de emissões de gases do efeito estufa.
Time científico em campo
O último painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de março deste ano, trouxe um alerta sobre possíveis tragédias relacionadas ao clima e a imprevisibilidade se nada for feito. Para o ex-pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e professor da Universidade de São Paulo, Paulo Artaxo, o relatório colocou de forma “muito urgente a necessidade de uma ação pelos governos, empresas e sociedade como um todo”.
O presidente da Capes, Mercedes Bustamante, disse no site oficial da COP28 que os dados do IPCC apontam para a necessidade de os países intensificarem suas ações na redução das emissões de gases do efeito estufa.
“Apesar de haver progresso para reduzir os riscos, estamos mal preparados para enfrentar as ameaças climáticas. Nossa capacidade de adaptação já está esgotada e nossos esforços não são mais suficientes, visto que a previsão para a primeira metade da década de 2030 é termos a temperatura aumentada em cerca de 1.5°C.”, apontou.