quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Decreto que salvaguarda ZFM deve ser publicado até o final deste mês

Informação foi confirmada pelo governador Wilson Lima na manhã de hoje. O chefe do Executivo estadual disse que o novo texto sobre a redução do IPI "está sendo fechado".
COMPARTILHE

O governador Wilson Lima (UB) afirmou nesta quarta-feira (23) que até o final deste mês o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve publicar o decreto que exime os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM) da redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“A data fatal é o final do mês de março. Tenho conversado com parlamentares, técnicos e representantes da Indústria para que a gente encontre um caminho para preservar o Distrito Industrial”, respondeu o governador ao RealTime1 durante evento de inauguração de uma unidade de saúde na Compensa.

No início do mês, o governador teve um encontro com Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes no qual ambos se comprometeram em reeditar a redução linear do IPI para evitar uma debandada das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Conforme o governador, citando conversas com a secretária especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, “o texto do novo decreto já está sendo fechado”.

Desde a promessa da revisão do decreto já se passaram 14 dias.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

COMPARTILHE