quinta-feira, 25 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Datafolha: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 44%; indecisos brancos e nulos são 8%

Quando a métrica aplicada é a da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral, a de votos válidos, o ex-presidente Lula tem 53% enquanto o presidente Bolsonaro 47%.
COMPARTILHE
Lula e bolsonaro

 Na largada da disputa do segundo turno da eleição presidencial deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marca 49% da intenção de votos aferida pelo Datafolha em sua primeira pesquisa desta etapa da corrida. Dizem votar em Jair Bolsonaro (PL) 44%. Os indecisos são 2%.

Esses números dizem respeito ao total de votos, incluindo aí nulos, brancos e indecisos.

Quando a métrica aplicada é a da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral, a de votos válidos, Lula tem 53% e Bolsonaro 47%. No primeiro turno, disputado no domingo passado (2), o ex-presidente somou 48,4% dos votos válidos e o atual, 43,2%.

O desempenho de Bolsonaro, turbinado por bons resultados de seus aliados nas disputas estaduais e pelo Congresso, além do voto útil presumido da desidratação final de Ciro Gomes (PDT), mostrou-se superior ao que se via na fotografia dos dois dias anteriores ao pleito.

Nesta primeira rodada de pesquisa do segundo turno, o Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 cidades, entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7).

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, o levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02012/2022 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando o índice de confiança de 95%.

Texto: Igor Gielow (FolhaPress)

Leia Mais:


COMPARTILHE