quarta-feira, 30 de setembro de 2026
CURSOS

Curso gratuito em Manaus analisa a presença do corpo negro no cinema

O curso vai analisar nos filmes, série, novelas e aulas, as formas de descaracterização do corpo negro.
COMPARTILHE
Este projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA MANAUS FAZ CULTURA 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município. (Foto: Divulgação)

Representações estereotipadas e a inviabilização do corpo negro no universo audiovisual é tema da primeira edição do curso “Pensamentos do corpo negro no audiovisual: uma crise estética”. As aulas gratuitas serão realizadas nos dias 11, 18 e 25 de novembro, das 15h às 18h30, no Centro Cultural Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, Centro de Manaus. 

As inscrições estão abertas através do link: https://forms.gle/doCChhGs5NZbe4LZ8. Serão disponibilizadas 25 vagas e a prioridade de inscrição será para homens e mulheres negros trans. O evento é aberto para qualquer pessoa interessada em cinema, artes e filosofia. 

O curso vai analisar filmes, séries e novelas e as aulas irão apresentar aos interessados a forma como pessoas negras são descaracterizadas em suas representações nesses meios audiovisuais. A partir desta visão, busca-se que os alunos possam compreender a importância do negro na sociedade e exercitar um pensamento crítico sobre essa questão social no audiovisual.

As aulas serão ministradas por Lucas Lopes Aflitos, crítico de cinema, professor de Filosofia e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e jurado na 5° edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023.

“O intuito do curso é entender a falta de representatividade ou lugares estereotipados que o corpo negro sempre esteve. Vivemos um período de emancipação desses corpos, nos reconhecendo, nos acolhendo e se sentindo representados, ainda que haja um longo caminho para erradicar o preconceito racial”, declarou Lucas.

A partir disso, ele acredita que o curso vem dessa percepção, sendo necessário o diálogo entre jovens e pessoas ligadas ao audiovisual para que seja repensado os conceitos sobre o que é ser negro.

Este projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA MANAUS FAZ CULTURA 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.

Leia mais:

COMPARTILHE