sexta-feira, 12 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

TECNOLOGIA

Apagou algo por engano? Saiba onde fica a lixeira do WhatsApp

WhatsApp não possuí uma pasta de lixeira, como computadores, mas há uma maneira de recuperar arquivos.
COMPARTILHE
celular em cima da mesa de um escritório, abrindo o aplicativo do whatsapp

Quando excluímos um arquivo de um computador, ele é movido para a lixeira e você tem a opção de excluí-lo manualmente ou aguardar que o dispositivo o faça automaticamente. Mas você já se perguntou onde fica a lixeira do WhatsApp e como é possível recuperar arquivos jogados fora?

Diferente do que acontece em um computador, onde os arquivos excluídos são geralmente movidos para a lixeira antes de serem permanentemente apagados, o WhatsApp segue um modelo de armazenamento um pouco diferente.

Quando você baixa uma imagem, vídeo, documento ou mensagem no WhatsApp, seu smartphone cria uma cópia do item, gerando uma duplicação.

Assim, uma versão é armazenada no aplicativo e a outra na memória do celular. Dessa forma você pode acessar a versão que está salva no telefone, mesmo que a versão do aplicativo seja excluída.

Contudo, o WhatsApp não dispõe de uma lixeira ou uma seção onde os arquivos excluídos são retidos temporariamente.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Portanto, todos os itens que são deletados diretamente no aplicativo são permanentemente removidos, uma vez que não há a possibilidade de preservar conteúdos fora do backup próprio do WhatsApp.

O aplicativo oferece uma função chamada backup que desempenha papel crucial na recuperação de dados perdidos.

O backup do WhatsApp

O recurso de backup do WhatsApp quando ativado, cria cópias de todos os elementos presentes no seu perfil do aplicativo, incluindo fotos, mensagens, áudios, vídeos, documentos e muito mais.

Esses dados são então armazenados tanto no seu dispositivo móvel quanto no próprio aplicativo.

Em teoria, podemos considerar esse backup como a “lixeira” do WhatsApp, pois contém todos os arquivos do seu perfil, independentemente de terem sido excluídos ou não.

No entanto, vale ressaltar que você só pode acessar esses arquivos se o backup estiver ativado. Portanto, é crucial manter essa função habilitada para garantir que você tenha acesso aos seus dados e possa recuperá-los, caso necessário.

Isso significa que, mesmo se você tiver excluído acidentalmente mensagens, fotos ou outros tipos de arquivos, ainda poderá recuperá-los se estiverem presentes no backup do WhatsApp.

Ativando o Backup Automático

O backup automático conecta sua conta ao Google Drive (no caso de dispositivos Android) ou ao iCloud (para dispositivos iOS), salvando cópias dos arquivos diretamente na nuvem.

Essa é uma opção conveniente, pois permite escolher a frequência com que os itens são salvos, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Passo 1: Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular e vá para a tela principal do aplicativo.

Passo 2: Toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela para acessar as configurações do WhatsApp.

Passo 3: Na tela de configurações, toque em “Conversas” para acessar as configurações de conversas do WhatsApp.

Passo 4: Na tela de configurações de conversas, toque em “Backup de conversas” para acessar as configurações de backup do WhatsApp.

Passo 5: Verifique se o WhatsApp está realizando backups das suas conversas. Caso esteja, você pode restaurar todas as suas conversas apagadas. Se não estiver, habilite o backup definindo se quer realizá-lo diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Passo 6: Para restaurar todas as conversas apagadas, desinstale e reinstale o aplicativo do WhatsApp no seu celular. Durante a reinstalação, o WhatsApp irá detectar o backup e perguntará se você deseja restaurar as conversas. Selecione “Restaurar” para recuperar todas as conversas apagadas.

Outra forma de lixeira do Whatsapp – Android

Além do backup, há outros caminhos para usuários Android e iOS conseguirem recuperar suas mensagens, fotos e vídeos apagadas.

O Android disponibiliza um caminho para encontrar os arquivos de mídia separados por pastas no sistema. Já o iOS, é mais restrito e não disponibiliza tal recurso.

Em dispositivos Android, é possível acessar os arquivos compartilhados do WhatsApp da seguinte forma:

  • Abra o app “Gerenciador de arquivos”, “Meus Arquivos” ou semelhante em seu celular Android
lixeira do Whatsapp
  • Selecione a opção ‘Armazenamento interno’
lixeira do Whatsapp
  • Encontre e selecione ‘WhatsApp’
lixeira do Whatsapp
  1. Clique em ‘Mídia’ e localize os arquivos compartilhados no WhatsApp
lixeira do Whatsapp

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE