O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante) não terá votos suficientes para mudar a Lei Orgânica de Manaus (Loman) e, assim, pavimentar sua reeleição numa mesma legislatura.
Para alterar a Lei Orgânica são necessários 28 votos. No entanto, conforme o RealTime1 apurou, David Reis tem 17 votos favoráveis contra um grupo de 23 vereadores que se opõem à manobra, formando a maioria da Casa.
A reportagem levantou com fontes na Câmara que o grupo que apoia a manutenção de David Reis é composto pelos vereadores Eduardo Alfaia (PMN); Glória Carratte (PL), atual secretária geral da Mesa Diretora; professor Samuel (PL) e Professora Jacqueline (UB).
A mudança no regimento que permitiria a reeleição de David Reis só sai do papel com aprovação de uma emenda à Loman, o que ainda não foi oficialmente protocolado. A previsão é que a emenda sofra dificuldade para tramitar na comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
O artigo 35º, inciso primeiro da Loman, estabelece que o mandato dos integrantes da Mesa Diretora será de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.
Nesta segunda-feira (10), o RealTime1 mostrou que os vereadores Capitão Carpê (Republicanos), Everton Asis (UB) e Caio André, terceiro vice-presidente, se manifestaram de maneira enérgica contra o movimento do presidente da Casa.
Vice-presidente é contrário e reconhece ‘racha’ na casa
O primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Wallace Oliveira (Pros), afirmou ao RealTime1 que é contrário à mudança do atual entendimento do regimento interno e da Loman que proíbe a reeleição na mesma legislatura.
Para ele, o movimento coloca a Casa em desgaste com a sociedade manauara.
O vereador reconhece que existe um ‘racha’ na Casa entre vereadores que se posicionam a favor da mudança e aqueles que são contra.
“Não se pode chegar numa condição pessoalizada, rasgar o regimento e querer se sobrepor à uma condição que tem até jurisprudência contra. Não dá. A Casa não pode entrar em nível de desgaste como esse. É desgaste demais. O que a população vai pensar da gente?”, alerta Wallace.
‘Reeleição dificulta reconciliação da Câmara com a sociedade’
O líder do prefeito David Almeida, vereador Marcelo Serafim (Avante), se colocou contra a mudança e advertiu que a Casa precisa se reconciliar com a sociedade e, segundo ele, a reeleição de David Reis “distanciaria ainda mais a Câmara da sociedade” neste momento.
“Em momento nenhum, o prefeito falou comigo ou com qualquer um dos vereadores que se coloca de forma contrária, dizendo que deveriam seguir um caminho. O prefeito deixa a Câmara muito à vontade”, afirmou.
O alerta do líder do prefeito vai de encontro ao ano conturbado que David Reis vivenciou à frente da CMM, onde tem sido personagem central de discussões que tomaram proporções bem negativas entre a população, como inúmeros contratos firmados sem licitação, o ‘puxadinho’ da CMM, contrato de 41 pickups para os vereadores que já recebem auxílio para gasolina/diesel, entre outros ‘escândalos’ já noticiados.
Texto: Jefferson Ramos
Leia mais:
- Vereadores reagem à manobra de David Reis para mudar regimento interno
- David Reis articula mudança no regimento da CMM para se manter presidente
- ‘Cafezinho com açúcar’ da CMM tem sabor amargo nos preços
- Acumulando contratos sob suspeita, David Reis quer 41 pick-ups na CMM
- David Reis oficializa desistência em construir ‘puxadinho’ de R$ 32 milhões