quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Às véperas da Black Friday, Fecomércio prevê fim de ano com dificuldades

Presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, explica que o cenário macroeconômico desfavorável terá influências negativas no consumo na melhor época do ano para o varejo.
COMPARTILHE

“Estamos na expectativa de que vamos, mais uma vez, superar as dificuldades que vêm do mercado externo que provocaram desarranjos na economia interna”. Foi desta forma que o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio AM), Aderson Frota, se refere às expectativas do setor comercial com relação às vendas de fim de ano.

Em entrevista ao Real Time1, o empresário explica que o cenário macroeconômico desfavorável terá influências negativas no consumo na melhor época do ano para o varejo. Entre os principais desafios enfrentados pelas empresas, Adreson Frota cita os aumentos nos custos de produção e a resistência por parte dos consumidores em contrair novas dívidas.

“O aumento do preço do petróleo no mercado internacional reflete nos preços dos combustíveis. O preço dos combustíveis reflete na energia e nos preços dos produtos. Então isso tudo cria dificuldades, principalmente no momento em que o consumidor está cauteloso pelos custos que cresceram”, explica.

Além disso, o presidente da Fecomércio AM também falou sobre as expectativas do setor para 2022, sobre o Programa de Regularização Fiscal (Refis) com a concessão parcial de remissão e anistia de juros e multas de débitos de impostos e contribuições estaduais, e sobre a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras.

Confira a entrevista na íntegra AQUI.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

COMPARTILHE