fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Vendas do varejo amazonense registram queda de 0,6% em setembro

Apesar da retração no volume de vendas, a receita nominal do varejo registrou alta de 0,3% em setembro na comparação com agosto, segundo números divulgados pelo IBGE.

11 de novembro de 2021

Compartilhe

No ano, o comércio acumula crescimento de 0,4% (Foto: Reprodução)

O volume de vendas do comércio varejista no Amazonas recuou 0,6% em setembro, na comparação com o mês anterior (agosto). De acordo com números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE, o resultado representa a quarta queda consecutiva, após a maior alta do ano em março, quando o varejo cresceu 23,2%, em relação a fevereiro, período em que o Setor ainda vivia diversas restrições para conter o avanço da Covid-19.

No ano, o comércio acumula crescimento de 0,4% e nos últimos 12 meses, alta de 3,4%.

A receita nominal do varejo, ao contrário do volume de vendas, registrou alta em setembro (0,3%) na comparação com agosto, no Amazonas.

Anderson Santos, da Supervisão de Disseminação de Informações do IBGE no Amazonas, explica que “o volume tem diminuído, mas os empresários tem aumentado o preço dos produtos para os clientes, o que acaba estabilizando ou aumentando a receita nominal de vendas do comércio. Isso é observado quando comparamos os resultados da variação acumulada do ano, com estabilidade no volume de vendas do Amazonas (0,4%), e crescimento na receita nominal do comércio varejista (13,7%)”.

Com a alta no índice da receita nominal de vendas, o Estado obteve crescimento de 3,0%, em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e também na variação acumulada no ano (13,7%) e na variação acumulada nos últimos 12 meses (15,3%).

Varejo ampliado

Em setembro, o volume de vendas do varejo ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção obteve resultado positivo (0,7%), em relação ao mês anterior, no Amazonas. No entanto, houve queda (-10,9%), em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2020. No país, a variação mês/mês anterior foi negativa (-1,1%), assim como na comparação entre setembro de 2021 e setembro de 2020 (-4,2%).

No acumulado no ano, a variação apresenta resultado positivo, no Amazonas, alcançando 2,5% de crescimento, no Amazonas; assim como a variação acumulada nos últimos 12 meses, com crescimento de 5,7%.

Em setembro, o volume da receita nominal de vendas do comércio varejista ampliado amazonense fechou em alta (0,1%), frente a agosto. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a variação foi de 1,7%. No acumulado do ano, o setor apresenta alta de 15,7%, e no acumulado dos últimos doze meses, o indicador avança 17,5%.

Mas, apesar da alta de 15,7% na variação acumulada do ano de receita nominal do varejo ampliado do Amazonas, o Estado obtém somente o terceiro menor crescimento entre as unidades da federação. As três UFs com menores crescimentos registrados foram Tocantins (13,2%), Distrito Federal (15,5%) e Amazonas (15,7%). E os melhores desempenhos foram os do Piauí (35,0%), Pernambuco (33,0%) e Espírito Santo (30,9%).

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022

Veja quais são as novas regras para atendimento nas agências do INSS

Novas regras passam a valer a partir da segunda-feira (4). Mudança inclui a determinação de que as agências fiquem abertas na semana, por seis horas diárias, sem interrupção.

30 de junho de 2022

Polo de Duas Rodas confirma projeção de crescimento no AM em 8% para 2022

Abraciclo e Sedecti realizaram encontro para discutir projetos de melhorias e fortalecimento do Polo de Duas Rodas instalado na Zona Franca de Manaus e que terá crescimento.

30 de junho de 2022

Transportadoras fluviais de cargas do AM podem entrar em greve por 10 dias

Sindarma afirma que uma possível paralisação das transportadoras também iria afetar o abastecimento das cargas nos estados vizinhos do Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

30 de junho de 2022