O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) protagonizou uma gafe ao cobrar o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a fiscalização do transporte rodoviário de passageiros.
No requerimento oficial enviado ao ministério, o parlamentar apresentou 11 perguntas distribuídas em seis páginas, denunciando o que chamou de “desmonte da fiscalização da ANTT desde fevereiro de 2024”.
Mas foi a última pergunta do documento que chamou atenção: nela, o texto manteve a mensagem automática de um assistente de inteligência artificial (IA) usado para produção de textos.
“Tentar novamente. O Claude pode cometer erros. Confira sempre as respostas”, dizia o trecho, revelando que parte do material, ou todo ele, foi elaborado com a ajuda da IA chamada Claude.

A gafe foi revelada pelo Blog de Lauro Jardim, do jornal O Globo, e repercutiu nos bastidores da política em Brasília.
Após a repercussão, o requerimento foi corrigido e reenviado com apenas dez perguntas. Confira na íntegra:
Leia Mais: