A Ouvidoria da Mulher, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), está montando uma espécie de força tarefa institucional com as prefeituras municipais para combater a violência política de gênero contra mulheres durante a eleição deste ano.
A novidade e a forma como essa força tarefa irá atuar foi detalhada pela Diretora-Geral do TRE-AM, Melissa Lavareda, em entrevista ao canal RealTime1 Play, que advertiu as mulheres para que fiquem atentas e não sejam aliciadas por partidos que desejam cumprir a cota de gênero estabelecida na Legislação Eleitoral.
“Essa aproximação com os prefeitos é um projeto maravilhoso da Ouvidora da Mulher do TRE-AM, juíza eleitoral Lídia Carvalho, que vai viabilizar a criação núcleos de apoio as mulheres vítimas de violência política“, disse Melissa Lavareda.
Conforme a Diretora-Geral do TRE-AM, a Justiça Eleitoral brasileira tem como uma de suas pautas principais incentivar e aumentar a participação das mulheres nas eleições, mas evitando que elas sejam vítimas de violência e/ou de fraudes.
“Formalizamos com as prefeituras termos de cooperação para a criação dos núcleos, onde a mulher terá um canal de acolhimento e de apoio durante as eleições“, detalhou Melissa Lavareda
A diretora revelou ainda que a fiscalização envolverá ferramentas de inteligência artificial e monitoramento das redes sociais no auxílio de mulheres que estejam nestes esquemas fraudulentos de candidaturas laranjas ou de uso indevido dos recursos do fundo partidário destinado a cota de gênero.
Urnas eletrônicas e prazos eleitorais
Durante a entrevista ao RealTime1 Play, Melissa fez um apelo aos eleitores – aos novos e aqueles já registrados, mas que precisam fazer alguma alteração no título – para que busquem resolver pendências com a Justiça Eleitoral o mais rápido possível. Ela frisa que o prazo final para esta demanda é 8 de maio.
“Até essa data será possível fazer o alistamento de novos eleitores, a revisão de dados e a transferência do título. Depois desse prazo, a Justiça Eleitoral precisará organizar os cadernos de eleições e tomar outras medidas“, explicou.
O local para o eleitor realizar esses procedimentos é a sede do TRE-AM, onde 25 guichês estão disponíveis para atendê-los. Em abril, adianta Melissa, outros três pontos de atendimento ao eleitor serão abertos em Manaus.
A diretora também revelou que o TRE-AM recebeu novas urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições deste ano, equipamentos mais rápidos e eficientes que estão passando pelo terceiro ciclo de manutenção.
Confira a entrevista de Melissa Lavareda na íntegra:
Leia mais: