O governador Wilson Lima recebeu, nesta terça-feira (31) em Manaus, uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar sobre a implantação do Programa Transformação Digital, Cibersegurança e Governança Digital. Objetivo é ampliar investimentos para aprimorar serviços digitais e o parque tecnológico do Governo do Amazonas.
O governo do Amazonas quer ampliar o aporte do banco no novo programa para modernização da gestão estadual .Com o Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamin+), que é financiado pelo BID, já estão sendo destinados U$ 5 milhões para esse fim, visando melhorar a prestação de serviços à população por meios digitais.
“A gente tem uma parceria muito grande com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, como o nosso Prosamin+, programa de saneamento muito exitoso, fora outras parcerias que a gente está fazendo, como essa para a modernização dos nossos processos, uma pauta que me interessa muito. Esse é o caminho do serviço público para torná-lo mais eficiente e diminuir custos”, disse Wilson Lima.
Participaram da reunião o chefe do Cluster de Governo Digital do BID, Miguel Porrúa, o especialista principal em modernização do Estado e chefe da linha de crédito Brasil Mais Digital, Mariano Lafuente, o especialista sênior em Governo Digital e Segurança Cibernética, Santiago Paz.
Também estiveram na reunião gestores estaduais, como os titulares da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Fabrício Barbosa, o coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, e a coordenadora da Unidade de Gestão Integrada (UGI), Lúcia Carla Gama.
BID
“Foi uma excelente reunião. Fica claro para nós também, através da liderança do governador e dos secretários, a decisão de abraçar essa agenda. Do nosso lado, temos a linha de crédito Brasil Mais Digital com R$ 1 bilhão de dólares, que procura apoiar a transformação digital do país através da conectividade de economia digital, e estamos muito contentes com essa parceria com o governo do Amazonas”, afirmou Mariano Lafuente.
Agenda em Manaus
O Banco Interamericano de Desenvolvimento cumpre agenda em Manaus para uma visita técnica de supervisão ao Prosamin+, programa voltado para obras de urbanização, conjuntos habitacionais, saneamento básico e que, também, possui um componente voltado à governança digital.
A comitiva também esteve no estado para alinhar potenciais novos investimentos para aprimorar serviços digitais e o parque tecnológico do Governo do Amazonas, tornando a gestão estadual ainda mais eficiente.
Da Redação, com informações da assessoria
Leia Mais: