quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Wilson assina decreto para vender cotas de crédito de carbono do AM

Estado tem mais de 809,6 milhões de toneladas de carbono disponíveis para comercialização. As primeiras transações devem ocorrer na Conferência do Clima das Nações Unidas.
COMPARTILHE

O governador Wilson Lima assinou, nesta quinta-feira (10), o decreto que estabelece as cotas e a alocação dos créditos de carbono disponíveis para comercialização no Amazonas. As primeiras transações devem ocorrer na Conferência do Clima das Nações Unidas.

Ao todo, mais de 809,6 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) estão disponíveis para venda no estado. A solenidade de assinatura do decreto foi realizada na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

“Vamos para a COP-27 com a clara possibilidade de fazer negócios”, destacou Wilson Lima. “Essas parcerias são e vão continuar sendo importantes para o Amazonas, por exemplo, com a possibilidade real do desbloqueio do Fundo Amazônia. Afinal, não tem como falar em desenvolvimento sustentável sem falar da vida dos que mais preservam, que são os que moram na floresta”, completou.

As cotas foram estabelecidas pela Comissão Nacional de REDD+ (Conaredd, em que REDD é a sigla para “Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal”) e passam a ser efetivamente regulamentadas a partir da assinatura do decreto.

O Amazonas estará representado na COP27 no Egito por três secretários de estado, entre eles Eduardo Taveira do Meio Ambiente, que falou sobre o grau de importância da assinatura do decreto.

“Sob a liderança do governador Wilson Lima, o Amazonas vive um momento histórico ao inaugurar o mercado de carbono aqui no estado. Temos 97% da nossa cobertura florestal preservada, mas 50% da nossa população ainda está na pobreza, e temos uma urgência em resolver isso, usando esses ativos ambientais, investindo em inovação e também em novas matrizes econômicas e, claro, sustentáveis”, explicou.

  • Potencial de captação

Como resultados da redução de emissões de 2006 a 2010, o Amazonas tem um total de 390.858.323,25 tCO2e para captação de recursos. Soma-se a essa quantia o montante de 418.811.875,29 tCO2e, referentes aos resultados de mitigações alcançados de 2011 a 2015. O total é de 809.670.198,54 tCO2e.

Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono, que vale de 5 a 10 dólares. Com as cotas disponíveis, o Amazonas tem um potencial de captação que vai de US$ 1,6 bilhão a US$ 2,4 bilhões de dólares.

Com informações da Secom

Leia Mais:

COMPARTILHE