terça-feira, 16 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

WhatsApp supera Facebook como rede social mais popular entre empresas

Hoje, 72% delas têm uma conta no aplicativo de mensagens, segundo a pesquisa TIC Empresas 2021. A proporção de empresas com perfil no WhatsApp era de 54% em 2019.
COMPARTILHE
WhatsApp

O WhatsApp superou o Facebook entre 2019 e 2021 e se tornou a rede social mais popular entre as empresas. Hoje, 72% delas têm uma conta no aplicativo de mensagens, segundo a pesquisa TIC Empresas 2021, divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A última pesquisa foi feita em 2019, ou seja, esta é a primeira que leva em conta os efeitos da pandemia.

“O Brasil já estava num processo de transformação digital, e a pandemia acelerou isso ainda mais, inclusive entre as pequenas e médias empresas, que foram obrigadas a entrar no mundo digital”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em entrevista a jornalistas.

A proporção de empresas com perfil no WhatsApp era de 54% em 2019. O crescimento de 18 pontos percentuais no período só foi menor que o do Instagram, TikTok, Snapchat ou Flickr. Em 2019, 44% tinham um perfil em alguma dessas quatro redes sociais. Em 2021, o percentual cresceu para 66%.

Já o Facebook se estabilizou. Passou de 59%, em 2017, para 62%, em 2019, e 65%, em 2021. Hoje, 87% das empresas têm uma conta em alguma rede social.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Em termos de conectividade, o percentual de empresas que usa fibra ótica para acessar a internet passou de 67%, em 2019, para 87%, em 2021, puxado pelas empresas de pequeno porte (com 10 a 49 funcionários).

Em 2017, esse tipo de conexão, mais estável e rápido, era menor que o da rede DSL (via linha telefônica), hoje presente em 36% das empresas.

O percentual de empresas que venderam pela internet subiu de 57% para 73% entre 2019 e 2021. O crescimento foi puxado pelas pequenas empresas, que saíram de 57% para 74%, e pelo setor de alojamento e alimentação, que subiu de 59% para 81%.

A TIC Empresas também dá atenção às chamadas novas tecnologias, como serviços em nuvem, segurança digital, automatização e inteligência artificial.

Segundo a pesquisa, 76% das grandes empresas pagaram por software de segurança. Levando em conta empresas de pequeno e médio porte, o percentual cai para 44%. Além disso, serviços em nuvem como email e armazenamento de arquivos já chegam a cerca de metade das empresas.

Tecnologias de inteligência artificial estão presentes em 13%. A presença, contudo, é mais forte entre grandes empresas e entre aquelas que trabalham com informação e comunicação. Dentro desse percentual, 73% das empresas usaram a IA (Inteligência Artificial) para automatizar processos de fluxos de trabalho.

A amostra do levantamento é de 4.064 empresas com dez ou mais funcionários, entrevistadas por telefone entre agosto de 2021 e abril de 2022.

Fonte: Folhapress

Leia Mais:

COMPARTILHE