sexta-feira, 12 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

União de Wilson e MDB de Braga lideram disputa ao governo de nove estados

O União Brasil lidera em cinco estados, enquanto o MDB segue logo atrás liderando em quatro estados da federação. No Amazonas, o governador Wilson Lima ultrapassou Amazonino.
COMPARTILHE
MDB

O União Brasil (UB) do governador Wilson Lima e o MDB do senador Eduardo Braga, que concorre ao governo do Amazonas, com apoio de Lula (PT), lideram a disputa por governos estaduais em oito estados da federação.

O União, criado em 2021 após fusão entre as siglas PSL e DEM, lidera a disputa em seis estados: Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Piauí e Rondônia. Já o MDB, em segundo lugar no cenário nacional, tem quatro candidatos à frente nas pesquisas eleitorais: Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Pará.

No Amazonas, conforme a pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião divulgada na quarta-feira (21), Wilson tem 33,4% das intenções de voto, na pergunta estimulada. Empatado tecnicamente com Amazonino Mendes (Cidadania), vem Braga com uma leve oscilação de 20,9% para 22,4%.

Nas duas últimas pesquisas, a diferença entre Amazonino e Braga caiu de 3,9% para 0,7%.

Os dados foram consolidados pelo Metrópoles com base em consultas de intenção de voto divulgadas pelo Instituto Ipec na última semana. Os estudos utilizados nesta reportagem podem ser acessados aqui. O portal considerou os candidatos numericamente à frente nos levantamentos.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Em comparação com pesquisa similar feita pela reportagem no início do mês, o União Brasil perdeu a liderança de um estado para o PT.

O caso ocorreu no Ceará, onde Elmano de Freitas (PT) ultrapassou Capitão Wagner (União) na disputa pelo comando do Palácio da Abolição. De acordo com o Ipec, o petista tem 30% das intenções de voto para o primeiro turno, contra 29% de Wagner. Na sondagem anterior, o instituto apontou que os percentuais eram 22% e 35%, respectivamente.

Ao assumir a liderança da corrida pelo governo cearense, o PT passou a liderar as disputas eleitorais em três estados: Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. No levantamento anterior do Metrópoles, o partido de Luiz Inácio Lula da Silva liderava as pesquisas apenas no Rio Grande do Norte e em São Paulo.

Jefferson Ramos, com informações do portal Metrópoles

Leia mais:

COMPARTILHE