quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Ufam abre PSC para estudantes que concluíram ensino médio

São 2.352 vagas para os 147 cursos ministrados em Manaus e 483 vagas para os 35 cursos oferecidos nos campi da Ufam em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara.
COMPARTILHE
PSC

Está aberto o processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O Processo Seletivo Contínuo (PSC), 3ª Etapa, é destinado a alunos que concluíram o ensino médio em 2022 e desejam ingressar em um dos 182 cursos oferecidos pela instituição em 2023.

São 2.352 vagas para os 147 cursos ministrados em Manaus e 483 vagas para os 35 cursos oferecidos nos campi da Ufam em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. As inscrições estão abertas de 10 de março a 3 de abril de 2023.

O PSC responde por metade das vagas dos cursos de graduação da Ufam. Apenas os candidatos que estão matriculados no ensino médio e fazem o exame anual são elegíveis para o PSC.

Ao final do terceiro ano, os alunos decidem para qual curso vão concorrer e se vão concorrer a vagas reservadas (cotas) ou concurso geral.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Os candidatos que obtiverem as notas mais altas em todos os três exames são premiados com as vagas disponíveis.

O PSC é considerado a melhor forma de ingresso no ensino superior, em comparação ao Enem/Sisu, que atrai candidatos de todo o país e de diferentes idades.

Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos inscritos no CadÚnico ou que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O pedido de isenção pode ser feito das 10h do dia 27 de fevereiro às 17h. em 28 de fevereiro de 2023, por meio do site da Comissão Permanente do Concurso Público da Ufam (Compec), organizadora do concurso.

Para participar do PSC 2023 – 3ª Etapa, o candidato deve estar matriculado nas duas etapas anteriores e ter concluído o 3º ano do ensino médio em 2022.

As inscrições serão feitas exclusivamente online, no site https://compec.ufam.edu. br/, de 10 de março a 3 de abril de 2023.

Além disso, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00, preferencialmente nas agências do Banco do Brasil.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher:

a) Local do curso (Manaus ou campi do interior do Amazonas);
b) Tipo de vaga, concurso geral ou quotas;
c) Curso preferencial; e
d) Língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) para o exame.

Provas ocorrerão em 30 de abril

As provas serão realizadas no dia 30 de abril de 2023, em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.

Os portões da prova serão fechados às 8h (horário de Manaus), e a prova terá início às 8h15. Os candidatos terão até 13h15. para concluir o teste.

O exame consistirá em uma prova objetiva composta por 54 questões, abrangendo Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática.

Serão seis questões de cada assunto, cada uma valendo um ponto e com peso três. Haverá ainda uma prova de redação com valor de nove pontos e peso de seis, totalizando 216 pontos na etapa.

Será considerado classificado para a vaga do PSC o candidato que obtiver a maior pontuação, considerando a pontuação obtida nas três etapas do processo seletivo, por curso, em ordem decrescente até o número de vagas oferecidas.

O gabarito definitivo do PSC será divulgado no dia 10 de maio, e o resultado final está previsto para 31 de maio.

Leia Mais:

COMPARTILHE