quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Problemas com seu lixo? Startup cria plataforma de logística reversa

Das grandes corporações aos condomínios, a dúvida é a mesma: que fazer com o lixo? No AM, startup possui plataforma de gestão e destinação correta de produtos pós-consumo, focada em logística reversa.
COMPARTILHE

A destinação correta do lixo produzido no Brasil é um desafio real para grandes corporações, pequenas empresas e condomínios.

Diante de tantas dúvidas sobre o melhor caminho trilhar, o engenheiro ambiental Maurílio Correia criou a startup Residuum – Gestão e Logística Reversa de Resíduos Sólidos, uma cleantech amazonense.

Para colaborar com o meio ambiente e tornar o negócio sustentável, Maurílio caiu em campo para estudar e elaborar uma plataforma de gestão e destinação correta de produtos pós-consumo, focada em logística reversa de resíduos sólidos e cidades inteligentes.

O público da startup são indústrias, condomínios, bares, restaurantes e mercados. A proposta vai além da simples coleta é transformação de conceito conectada ao meio ambiente.

Lixo no Brasil

Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas a ONU revelou que apenas 3% do lixo eletrônico da América Latina é descartados de forma correta, respeitando o meio ambiente, os outros 97% não são monitorados e boa parte contêm ouro e outros materiais com valor equivalente a 1,7 bilhão de dólares por ano.

Ainda de acordo com a pesquisa, o descarte irregular de lixo eletrônico aumentou em 49% de 2010 a 2019 em 13 países da região. Somente o Brasil descartou mais de 2 milhões de toneladas e é o quinto maior produtor mundial de lixo eletrônico.

Leia Mais:

COMPARTILHE