quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Tebet tem candidatura oficializada pelo MDB em convenção virtual

Na terça-feira (26), o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, negou ação apresentada por uma ala do partido ligada ao senador Renan Calheiros.
COMPARTILHE
Tebet MDB
Tebet é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Seu mandato chega ao fim neste ano. É a primeira vez que ela concorre ao Palácio do Planalto (Foto: Divulgação)

A convenção do MDB que confirmou a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência para as eleições deste ano aconteceu nesta quarta-feira (27). A votação para formalizar a senadora ocorreu em uma convenção virtual do partido.

A formalização do nome de Tebet ocorre em meio a uma divisão dentro do MDB. Na terça-feira (26), o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou ação apresentada por uma ala do partido ligada ao senador Renan Calheiros (AL) contra a realização da convenção que já estava marcada.

Tebet é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Seu mandato chega ao fim neste ano. É a primeira vez que ela concorre ao Palácio do Planalto.

O PSDB e Cidadania, que compõem uma federação partidária, aprovaram o apoio a Tebet em sua convenção. Na abertura da convenção, a candidata disse que pretende “reconstruir” o Brasil “com coragem e com amor”.

Porém, durante os últimos meses, o eleitorado demonstrou que não estava interessado em ter mais de um candidato na pesquisa. Outros nomes ainda chegaram a ensaiar pré-candidaturas se apresentando como “alternativas” mas, acabaram desistindo quando as pesquisam mostraram que não “decolaram ou não conseguiram apoio politico”.

Entre os nomes que deixaram a disputa estão o ex-juiz Sergio Moro, o ex-governador João Doria e o ex-ministro Henrique Mandetta, além de nomes como o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Alessandro Vieira (PSDB-RS).

Porém, mesmo com o apoio, Simone Tebet tem apresentado dificuldades nas pesquisas e chegou a registrar apenas 1% na última pesquisa realizada pelo Datafolha. Fico atrás de candidatos como, o ex-presidente Lula (47%), e do atual ocupante do Planalto, Jair Bolsonaro (28%), que concorre à reeleição.

Texto: Lara Tavares, com informações do CNN

Leia Mais:

COMPARTILHE