Pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Banco Pan e o instituto Opinion Box, aponta que maior percentual dos trabalhadores amazonenses tem ciência das formas de acesso ou ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conhecimento adquirido na prática, por vivência. O levantamento ainda conclui que as principais intenções de uso do benefício trabalhista são: aquisição da casa própria, investimento em negócio próprio e cuidados com a saúde. O indicador foi apresentado pela Serasa nesta terça-feira (7) em coletiva de imprensa.
O levantamento teve o objetivo de entender o relacionamento dos trabalhadores com o FGTS. O instituto entrevistou, por meio de questionário eletrônico contendo 38 perguntas, 2.132 pessoas distribuídas entre todas as regiões do país, com idade a partir de 16 anos. Os dados foram coletados no período de 12 a 22 de abril deste ano.
Conforme a pesquisa, 92% dos entrevistados afirmam que sabem o que é o FGTS e 8% dizem que já ouviram falar. Quando questionados sobre o saldo disponível do FGTS, maior percentual declara que sabe quanto tem em conta em relação ao fundo trabalhista. Por outro lado, quatro em cada dez trabalhadores informaram que não sabem o valor do saldo do benefício.
Dos mais de 2 mil entrevistados, 67% informaram ter ciência sobre as formas de acesso ou saque ao benefício. Enquanto 33% externaram não saber das formas de acesso à retirada do dinheiro.
De acordo com o CEO da Opinion Box, Felipe Scheppers, o cenário visualizado no Amazonas segue a tendência nacional, com informações que evidenciam que maior parte dos trabalhadores sabem o que é o FGTS e como ter acesso. Mas, ele destaca que o conhecimento sobre o acesso ao benefício é decorrente de vivências particulares e não por meio de divulgações.
“Concluímos que as pessoas que informaram que sabem como ter acesso ao valor do FGTS tiveram informação por vivência própria, ou seja, são pessoas que foram demitidas e precisaram fazer o saque. São pessoas com mais idade, mais experientes. Enquanto os mais jovens revelam ter pouca informação sobre como sacar o benefício”, comentou Scheppers.
Intenção de investimento
O levantamento ainda conclui que as principais intenções de uso do FGTS pelos amazonenses e pelos trabalhadores nas demais regiões do país são: aquisição da casa própria (46%), investimento em negócio próprio (33%), cuidados com a saúde (20%) e pagamento de dívidas (17%).
“Vemos que o FGTS pode ser utilizado para atender diferentes desejos, contribuindo com a vida dos brasileiros”, comentou o CEO.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: