quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Saúde: Silves investe em capacitação, infraestrutura e equipamentos

Em entrevista ao RealTime1, a coordenadora de planejamentos de saúde, Erlen Batista falou sobre os avanços e os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde de Silves.
COMPARTILHE
Silves Saúde Investimentos

A Prefeitura de Silves prevê melhorias na atenção básica do município por meio da aquisição de novos equipamentos, reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Silves possui cinco UBS’s, sendo duas na zona urbana e três na zona rural, e ainda planeja inaugurar a UBS São João, na estrada da Várzea.

Em entrevista ao RealTime1, a coordenadora de planejamentos de saúde, Erlen Akila Batista, falou sobre a colocação do município no ranking do programa Previne Brasil.

“Por conta das melhorias que ocorreram, o município de Silves obteve uma boa colocação no ranking dos indicadores do Previne Brasil, saímos da 48º de 2020 para 19° colocação em 2022 a 2023”, disse.

Dentre os principais progressos na saúde, a secretaria destacou a inauguração da Policlínica com especialistas para atendimento de toda população.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

A cidade também passou a utilizar a telemedicina com neurologistas e neuropediatras, em parceria com Hospital Israelita Albert Einstein. Houve a implantação Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em duas UBS’s e o lançamento do Laboratório Municipal de Analises Clínicas.

De acordo com a Semsa, foram realizados investimentos na aquisição de consultórios portáteis odontológicos, para auxiliar as equipes nos atendimentos à zonas mais afastadas da zona urbana; e na capacitação de profissionais para abertura do Banco de Sangue na rede hospitalar de Silves.

A Semsa realizou entrega de mais de 1 mil próteses dentárias, através do projeto Cidade Risonha. As próteses foram repassadas e moldados nos consultórios odontológicos nas UBS’s das zonas urbana e rural (UBSs com consultórios portáteis).

Silves Saúde Investimentos
Visita domiciliar realizada pela equipe odontológica a criança com paralisia cerebral . (Foto Divulgação)

Atendimento à zona rural

De acordo com a Semsa, as equipes se deslocam até a zona rural na segunda-feira e só retornam na sexta. Os profissionais se dividem para atender as 37 comunidades de Silves, por meio de escalas.

Cada equipe cadastrada por polo saúde possui um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário.

A coordenadora de planejamentos acentuou os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde em Silves para atender as comunidades, como a escassez de recursos e a dificuldade para atender as comunidades em locais de difícil acesso.


“A limitação de tecnologia e internet dificulta a comunicação da população, equipes atenção
básica e profissionais de saúde, atrasando o atendimento”, ressaltou.

Silves Saúde Investimentos
Pacientes da zona rural sendo levados para fazer exames na policlínica. (Foto: Divulgação)

Planejamentos

Para os próximos dois anos, a prefeitura pretende reformar e adequar as unidades básicas de saúde; adquirir materiais permanentes como geladeiras, condicionadores de ar, equipamentos odontológicos, telefones rurais com internet, triciclos, carros, entre outros, por meio de emendas parlamentares.

E, ainda, investir em ambulanchas e ambulâncias para as unidades de saúde; equipar polos da saúde ribeirinha com kits de urgência e emergência, e implantar recursos humanos para suprir as necessidades das equipes de Saúde da Família, mantendo plantão com profissionais nível médio para os finais de semana e contratando especialistas como farmacêutico, fonoaudiólogo e nutricionista.

Otávio Vislley, do RealTime1

Leia Mais:

COMPARTILHE