quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Rios do Amazonas têm navegação noturna suspensa por conta da seca

A Portaria da Capitania fluvial da Amazônia Ocidental restringiu a navegação noturna em pontos críticos de rios do Amazonas.
COMPARTILHE
(Foto: Divulgação)

A Portaria da Capitania fluvial da Amazônia Ocidental restringiu a navegação noturna em pontos críticos de rios do Amazonas. Três pontos no rio Amazonas e Solimões terão suspensão da circulação de barcos.

Segundo a Marinha do Brasil, as restrições estão válidas para a Passagem do Tabocal e foz do Rio Madeira, localizada no rio Amazonas, e na foz do rio Purus, no rio Solimões.

Essas duas regiões concentram boa parte da rota de empresas de navegação, mas o baixo nível das águas representa riscos de que os barcos encalhem e até mesmo sofram acidentes.

Por isso, é necessário diminuir a quantidade de cargas, além de evitar a navegação após as 18h. Segundo a portaria, o tráfego fluvial nesses trechos está permitido apenas durante o dia.

Quando a profundidade local, em metros, atingir o valor menor ou igual a 1,5 vezes o calado do navio, que é a distância entre a parte submersa, que compreende a parte inferior da quilha e a linha de superficial da água.

Leia Mais:

COMPARTILHE