quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Restituições do IRPF 2025 são antecipadas e Receita Federal conclui pagamentos em agosto

COMPARTILHE

A Receita Federal concluiu, de forma antecipada, o pagamento das restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referentes às declarações de 2025 entregues no prazo e sem inconsistências.

Embora o Ato Declaratório Executivo RFB nº 1, de 12 de março de 2025, tenha previsto a liberação em cinco lotes, entre maio e setembro, a agilidade no processamento permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem até o lote de agosto.

De janeiro a agosto, foram pagos R$ 36,69 bilhões em restituições, abrangendo 22,67 milhões de declarações de ajuste anual.

📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram

Os contribuintes que não tiveram valores liberados podem consultar a situação da declaração no portal da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, por meio do “Extrato do Processamento”. Caso identifiquem pendências, é possível retificar as informações.

Segundo o órgão, a antecipação demonstra a modernização dos sistemas, maior agilidade no atendimento e reforço da conformidade tributária, garantindo previsibilidade e justiça fiscal.

COMPARTILHE