Segundo alerta da Receita Federal, criminosos estão enviando e-mails ou mensagens de texto em nome da instituição, informando às vítimas sobre erros nas declarações e ressaltando a urgência em corrigi-los até a data limite, que é nesta quarta-feira (31).
Entretanto as mensagens contêm um link malicioso que afirma conter informações detalhadas sobre o procedimento de correção dos erros em um suposto arquivo .pdf.
Ao clicar no link, o indivíduo é redirecionado para um site malicioso que solicita informações fiscais.
Além disso, os anexos no e-mail podem conter programas executáveis que danificam o computador com vírus ou coletam dados pessoais.
No comunicado, a Receita Federal reforçou que não envia e-mails ou mensagens de texto solicitando a correção de erros na declaração por meio de links.
Como evitar golpes usando o nome da Receita Federal
Fique atento a mensagens de origem desconhecida solicitando informações pessoais;
Evite clicar em links suspeitos e maliciosos;
Não abra arquivos anexados;
Verifique a autenticidade das comunicações que aparentam ser da Receita Federal.
Como saber se a declaração tem erros
Afim de saber se sua declaração apresenta erro, acesse o e-CAC, vá à opção “Meu imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, acesse a aba “Processamento” e, por fim, clique em “Pendências de Malha”.
Dessa forma, além de verificar a ocorrência de erros na declaração, é possível identificar o motivo pelo qual eles ocorreram.
Leia Mais: