A Defesa da Zona Franca de Manaus é uma prioridade e compromisso do candidato Ricardo Nicolau da coligação “Nós o Povo” (Solidariedade/PSB) ao Governo do Estado, conforme declarou à TV RealTime1, na série em que todos os candidatos nas eleições de 2022 foram entrevistados.
“O meu partido foi o único do País que entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa da Zona Franca (contra os decretos do Governo Federal que prejudicavam o modelo)”, diz Nicolau, referindo-se ao acordo da bancada federal que escolheu o Solidariedade para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).
O candidato enfatiza que a defesa é importante para fortalecer as empresas da Zona Franca e os empregos, mas que o modelo não deve ser a única opção econômica e que deve-se buscar a diversidade de atividades.
“Nenhum outro Estado pode oferecer o que o Amazonas tem em termos de incentivos fiscais. Podemos trazer a indústria de cosméticos, farmacêutica e a de alimentos. Hoje tudo que comemos vem de fora, precisamos diversificar. O Amazonas come farinha do Pará, goma do Paraná, peixe de Rondônia, banana de Boa Vista. Precisamos resgatar o setor primário”, defende.
Ricardo Nicolau argumenta que o setor primário responde por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas e poderia representar mais.
Outra alternativas da pauta econômica do candidato inclui o polo petroquímico, a mineração, o manejo florestal e a recompensa ambiental pelo mercado de carbono. Acesse o Plano de Governo do candidato abaixo:
Confira a entrevista de Nicolau que trata ainda de temas como saúde e segurança e investimentos no interior:
Texto: Emerson Medina
Leia Mais: