segunda-feira, 24 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pros lança Elan Alencar como candidato à presidência da CMM

Elan tem uma corrida contra o tempo para obter o apoio de, no mínimo, 20 vereadores, porque a eleição será na segunda e Caio André já tem os votos para ser eleito presidente.
COMPARTILHE
Elan Alencar
Elan Alencar é empresário e está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Manaus (Foto: Divulgação

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) decidiu lançar candidatura própria para presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Elan Alencar foi escolhido entre os membros e parlamentares da sigla para sucessão de David Reis (Avante).

A candidatura foi definida durante reunião na CMM, na manhã desta quarta-feira (30) com a participação dos três vereadores do Pros, Elan, Peixoto e Wallace Oliveira, e do presidente estadual do Pros, Osvaldo Cardoso.

Osvaldo disse que Elan Alencar tem as características e o perfil necessário para apaziguar a CMM.

“Não é oposição, é alguém da base. Será uma composição, de fato, da Câmara Municipal de Manaus, sem o aval de A, B ou C, ou um candidato do governador ou do prefeito. O momento exige que a Câmara seja fortalecida”, disse o dirigente partidário.

Ao Realtime1, Elan Alencar disse que a sua candidatura é independente e defendeu a autonomia do legislativo. Ele disse que já busca o apoio dos vereadores para ser eleito presidente.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“O colega Caio André é candidato do governador Wilson Lima, embora o governador negue isso também. Isso não agrada a interferência. Temos que ter a nossa autonomia de trabalho dentro da Casa e isso tem agradado alguns colegas. Vamos entrar numa campanha à presidência. Estamos numa disputa 50% a 50%”, afirmou.

Entre os nomes do partido que teriam apoiado a candidatura de Elan, está o vereador Peixoto, que no último domingo (27) anunciou voto em Caio André (PSC).

Por meio de nota, Peixoto comentou o assunto.

“Coloco-me a disposição de entender os direcionamentos do meu partido e posteriormente vou posicionar-me se continuo com o apoio já declarado ou se seguirei com o Pros”.

Quem é Elan Alencar?

Elan Alencar tem 44 anos, é empresário, fundador e administrador do site ‘AM Hoje’ e está em seu primeiro mandato. Foi eleito com 3.182 e atua principalmente nas comunidades das zonas Norte e Leste de Manaus e em áreas como infraestrutura, saúde, esporte e cultura. Natural de Eirunepé, ele já foi secretário de obras, de esporte e diretor do hospital do município.

Disputa

Elan tem uma corrida contra o tempo para obter o apoio de, no mínimo, 20 vereadores num cenário em que o adversário Caio André já recebeu os votos necessários para ser eleito.

A eleição que irá definir a Mesa Direta da CMM para o biênio 2023-3024 será na segunda-feira (5). Para ser eleito presidente, o vereador precisa da maioria absoluta, portanto 21 votos.

Além de Elan e Caio, o vereador Sassá (PT) disputará o cargo. O petista não recebeu até o momento o apoio público de outros parlamentares da Casa Legislativa.

Texto: Larissa Cavalcante

Leia Mais:

COMPARTILHE