segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

“Precisamos mapear startups da Amazônia e saber quanto movimentam”

Para o presidente da Associação das Startups e Inovação da Amazônia (Asiam), Amaike Keric, a principal missão no momento é levantar dados sobre o setor na região.
COMPARTILHE
Startups

“Precisamos mapear as startups da Amazônia e saber quanto o setor movimenta”. O presidente da Associação das Startups e Inovação da Amazônia (Asiam), Amaike Keric diz que a principal atividade, nesse primeiro momento da entidade, é levantar dados sobre as startups com sede na Amazônia.

A Asiam foi criada em fevereiro deste ano para representar empreendedores e trabalhar para a captação de recursos, fomento e investimento para fortalecer as startups da região da Amazônia brasileira.

Assista à entrevista na íntegra:

Primeiras parcerias de investimento

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) lançou, na última sexta-feira (3), o programa +Inovação. É a primeira linha de crédito destinada para startups e que visa incentivar o desenvolvimento, aprimoramento e produção de novos produtos, processos e serviços por meio de investimentos financeiros para empresas inovadoras.

As startups poderão solicitar até R$ 21 mil de financiamento na categoria Empresa Simples de Inovação e até R$ 150 mil na categoria Microempresa e Pequena Empresa, com taxa de juros de 6% ao ano a serem pagos em até oito anos.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“Acredito que estamos em um momento propício aqui no Amazonas para o desenvolvimento de Startups. Estamos vendo que existe vontade e abertura para discutirmos sobre políticas públicas para o desenvolvimento de negócios inovadores, de base tecnológica e escaláveis, no qual as startups são o centro do debate, e já estamos vendo algumas ações sendo executadas”, disse o vice-presidente eleito da ASIAM e CEO da startup Hey Drivers, Léo David.

Atividades

Além de se concentrar no fomento, aceleração e criação de conexões do ecossistema de startups do Amazonas e dos estados que fazem parte da Amazônia legal, a ASIAM também planeja expandir o campo de atuação por meio de trilhas de meetups, workshops, eventos, festivais e capacitações voltadas para empreendedores.

As startups interessadas poderão se associar a partir do dia 9 de fevereiro através do preenchimento de um formulário online disponível nas redes sociais da associação, onde serão recolhidas informações técnicas sobre o ramo de atuação da startup.

Confira abaixo, os cargos e nomes dos primeiros membros da ASIAM – triênio 2023/2025:

Diretoria Executiva
Presidente – Amaike Keric | (CEO Startup Trocados)

Vice Presidente – Léo David Cunha | (CEO Startup Hey Drivers)

Diretor Executivo – Marcelino Macedo | (CEO Startup Fisggar)

1º Tesoureiro – Wanden Saimon | (COO Startup Residuum)

2º Tesoureiro – Hélio Souza | (CPO Startup NavegAm)

Diretoria Administrativa
Diretor Financeiro – Jonatha Oliveira | (CEO Startup Faço a Conta)

Diretor Jurídico – Rafael Paixão Veiga | (CEO Startup Selva)

Diretor de Tecnologia – Diandro Viana | (CEO Startup Canvi)

Diretora de Comunicação – Carol Queiroz | (CDO Startup Selva)

Diretor de Marketing – Francimar Tomáse | (CMO Startup Faço a Conta)

Diretora de ESG – Michelle Guimarães | (CGO Startup Navegam)

Da Redação

Leia Mais:

COMPARTILHE