fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Zé Ricardo: ‘mesmo sem WhatsApp, bolsonaristas adoram espalhar fake news’

Bolsonaristas usam exemplos de ataques às redes sociais como ameaças às urnas eletrônicas. TSE reforça que voto eletrônico no Brasil não tem conexão com a internet.

4 de outubro de 2021

Compartilhe

Deputado federal Zé Ricardo é filiado ao PT (Foto: Divulgação)

O deputado federal José Ricardo (PT) usou o twitter, na tarde desta segunda-feira (4), para alfinetar os bolsonaristas.

Na ocasião, o petista compartilhou um tweet de uma usuária da rede social, que comentou sobre um post de um bolsonaristas ligando à queda das redes sociais com teorias conspiratórias, inclusive citando os “iluministas”.

A usuária em questão se chama Roberta Peixoto e se apresenta nas redes sociais como jornalista e conservadora. Em questão, ela compartilhou um post de um bolsonarista, que alega que a invasão de hackers nas redes sociais justificariam possíveis ataques às urnas eletrônicas nas próximas Eleições.

Peitoxo compartilhou um tweet de um outro usuário falando que hackers haviam colocado o domínio do Facebook à venda. E que se houve invasão no Facebook, também há risco de invasão nas urnas eletrônicas.

“Confia, campista. Os iluministas garantiram que são. Ué? A palavra deles não bastas?”, disse a usuária.

O deputado Zé Ricardo não gostou nada do que leu e imediatamente publicou: “As urnas não têm conexão à internet nem rodam aplicativo de redes sociais, e muito menos precisamos do Facebook para votar. Mesmo sem WhatsApp, os bolsonaristas adoram espalhar fake news e teorias conspiratórias”, disparou o deputado petista.

confira o tweet:

Urnas são seguras, aponta TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou, em agosto deste ano, em meio aos ataques de Bolsonaro contra o sistema eletrônico de voto no Brasil, que a urna eletrônica não tem nenhuma conexão com a internet, o que impede ataques sistêmicos por parte de hackers.

“Como as urnas jamais entram em rede, elas não são passíveis de acesso remoto, o que afasta qualquer tipo de interferência externa no processo de votação, apuração e totalização dos resultados de uma eleição”, destacou a Suprema Corte, por meio da campanha “Urna Eletrônica: é segura, é fácil de checar, é do Brasil”.

O que se sabe sobre a queda do WhatsApp, Facebook e Instagram?

Era por volta das 12h50 no horário de Brasília (11h50 em Manaus) quando o termo WhatsApp ficou em primeiro nos Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter.

Até às 13h30, o site Downdetector registrava mais de 40 mil queixas sobre o WhatsApp.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”, disseram os perfis do Facebook e WhatsApp no Twitter.

Já no perfil do Instagram, foi publicado um post que diz: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Reta final da CPI tem definição de indiciados, votação e encaminhamento de Relatório

Como não possui poder de punição, último ato da CPI será o encaminhamento do Relatório Final aprovado aos órgãos responsáveis por apresentarem denúncias.

23 de outubro de 2021

Gilberto Kassab anuncia Rodrigo Pacheco como candidato a presidente

O presidente Nacional do PSD revelou, neste sábado, que o candidato do partido à presidência, no próximo ano, será o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

23 de outubro de 2021

Wilson Lima e David Almeida assinam convênios de mais de meio bilhão

O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida assinarão, amanhã, uma série de convênios que representarão um presente para a cidade que fará 352 anos neste domingo.

23 de outubro de 2021

STF realiza audiência para discutir a criação do juiz de garantias

Juiz de garantias vai atuar fiscalizando a legalidade dos atos praticados pelo juiz da instrução criminal, o que gerou uma dúvida sobre a constitucionalidade desta novidade.

23 de outubro de 2021

Congresso abre prazo para apresentação de emendas a LOA da União

Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo Federal reservou R$ 16,2 bilhões para os parlamentares apresentarem emendas com execução obrigatória no próximo ano.

23 de outubro de 2021

Improbidade administrativa um problema recorrente das prefeituras

Para analista político, irregularidades na prestação de contas pode ser fruto da falta de pessoal, dificuldades dos servidores e até mesmo má fé com a causa pública.

23 de outubro de 2021

“Baixo orçamento é oriundo de Arthur Neto”, culpa Antônio Stroski

Titular da secretaria de meio ambiente disse que política de "encolhimento" de antecessor foi responsável pelo atual orçamento de R$ 17,1 milhões em 2022.

23 de outubro de 2021

Após viagens na pandemia e diagnóstico de Covid-19, Assis volta à CMM

Vereador chamava a atenção de pessoas por aglomerações e o não uso de máscara, mas na Pandemia emendou duas viagens seguidas em agosto e voltou pra Manaus com Covid-19.

22 de outubro de 2021