fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Wilson Lima inaugura sexta escola de educação integral da gestão

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) vai atender, este ano, 700 estudantes de São Paulo de Olivença; escola tem capacidade para mil alunos.

9 de julho de 2021

Compartilhe

Unidade tem 21 salas de aula (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (9), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença. A unidade escolar é a sexta, nesse modelo, inaugurada desde 2019, quando o governador iniciou a gestão e definiu como uma das prioridades a ampliação da oferta de vagas em escolas de tempo integral no Amazonas.

Com investimento de R$ 20 milhões, o novo Ceti tem capacidade para até mil alunos e é voltado para os ensinos fundamental e médio. A unidade segue os mesmos padrões das demais que estão sendo implantadas pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Wilson Lima destacou que a entrega do Ceti de São Paulo de Olivença é um marco para o município, pois a obra estava parada desde 2017, e só foi retomada na atual gestão.

“Hoje eu saio daqui muito feliz, porque é o que nos realiza enquanto pessoa pública, é o que me realiza enquanto cidadão, ver essa obra que estava abandonada, em ruínas, hoje ser erguida e entregue à comunidade, entregue a esse município”, frisou.

Seis Cetis

Esse é o sexto Ceti, o segundo na região do Alto Solimões, inaugurado desde que o governador Wilson Lima assumiu a gestão. Em 2019, ele inaugurou o Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, no município de Benjamin Constant. A segunda unidade entregue foi o Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, na cidade de Lábrea.

No mesmo ano, foi inaugurado o Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte. O Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo, foi entregue à comunidade escolar em fevereiro de 2020.

Em maio de 2021, Wilson Lima fez a entrega da quinta unidade de ensino integral no interior, o Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho.

Estrutura

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a escola tem projeto arquitetônico baseado nas necessidades de desenvolvimento dos estudantes, tanto nos aspectos intelectual e social, quanto físico e psicológico. O Ceti foi planejado levando em consideração questões ambientais, geográficas e climáticas, para propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos espaços internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

A unidade conta com 21 salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca, Espaço Google, salas para administração, consultório odontológico, sala para atendimento psicológico, enfermaria, sala de professores, sala de coordenação, pátio coberto, cozinha ampla com vários balcões em aço inox e banheiros femininos e masculinos nos três pavimentos de corredor da unidade, dentre outros espaços.

Além disso, o prédio possui uma ampla área dedicada à prática esportiva. Nela, estão dispostos: quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina semiolímpica, vestiários e salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica. Este ano, serão entregues ainda um Ceti em Tefé e Manaus.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Cidade recebe honraria e diz que homenagem o motiva a trabalhar mais

O presidente da Aleam destacou que a homenagem – realizada pela CMM – é um dos momentos mais emocionantes de sua vida e ressaltou que busca fazer política do bem.

1 de julho de 2022

Shádia e Tadeu lideram preferência de David para compor vice de Wilson

Como forma de recompensar o amigo Sabá Reis, o prefeito estaria planejando turbinar a campanha do filho de Sabá, David Reis, à Câmara Federal.

1 de julho de 2022

Com Chico na disputa ao Senado, Menezes perde força entre bolsonaristas

O Avante marcou para a segunda (4) a confirmação do nome de Chico Preto na disputa pelo Senado. A decisão enfraquece o sonho de Menezes de brigar por uma vaga no Senado.

1 de julho de 2022

Pragmatismo pesa mais que ideologia nas alianças para as eleições de 2022

Diferente de 2018, quando houve candidaturas com peso maior da ideologia, as alianças no Amazonas são marcadas pela praticidade e divergem em alguns casos das federações.

1 de julho de 2022

Amazonas nunca elegeu candidato assumidamente LGBTQIA+

Para o cientista político Carlos Santiago, a sociedade brasileira ainda não está representada de forma adequada nos parlamentos e nos governos brasileiros.

1 de julho de 2022

Wilson e David anunciam construção do complexo viário da Bola do Produtor

O prefeito disse que apesar de o Governo estar proibido de entregar obras a partir de amanhã, vai lembrar por onde passar da parceria com o Estado.

1 de julho de 2022

Em federações, cada partido deverá cumprir cota feminina separadamente

Determinação do TSE veio após questionamento feito pela federação PT, PCdoB e PV sobre a possibilidade de o percentual mínimo de 30% ser cumprido pela federação como um todo.

1 de julho de 2022

Entenda como os minions viraram apelido para os apoiadores de Bolsonaro

Personagens amarelos da franquia "Meu Malvado Favorito", eles obedecem cegamente às ordens do supervilão da vez, tendo servido desde um tiranossauro, até Napoleão e Drácula.

1 de julho de 2022