quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Wilson Lima inaugura sexta escola de educação integral da gestão

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) vai atender, este ano, 700 estudantes de São Paulo de Olivença; escola tem capacidade para mil alunos.
COMPARTILHE
escola integral

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (9), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença. A unidade escolar é a sexta, nesse modelo, inaugurada desde 2019, quando o governador iniciou a gestão e definiu como uma das prioridades a ampliação da oferta de vagas em escolas de tempo integral no Amazonas.

Com investimento de R$ 20 milhões, o novo Ceti tem capacidade para até mil alunos e é voltado para os ensinos fundamental e médio. A unidade segue os mesmos padrões das demais que estão sendo implantadas pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Wilson Lima destacou que a entrega do Ceti de São Paulo de Olivença é um marco para o município, pois a obra estava parada desde 2017, e só foi retomada na atual gestão.

“Hoje eu saio daqui muito feliz, porque é o que nos realiza enquanto pessoa pública, é o que me realiza enquanto cidadão, ver essa obra que estava abandonada, em ruínas, hoje ser erguida e entregue à comunidade, entregue a esse município”, frisou.

Seis Cetis

Esse é o sexto Ceti, o segundo na região do Alto Solimões, inaugurado desde que o governador Wilson Lima assumiu a gestão. Em 2019, ele inaugurou o Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, no município de Benjamin Constant. A segunda unidade entregue foi o Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, na cidade de Lábrea.

No mesmo ano, foi inaugurado o Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte. O Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo, foi entregue à comunidade escolar em fevereiro de 2020.

Em maio de 2021, Wilson Lima fez a entrega da quinta unidade de ensino integral no interior, o Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho.

Estrutura

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a escola tem projeto arquitetônico baseado nas necessidades de desenvolvimento dos estudantes, tanto nos aspectos intelectual e social, quanto físico e psicológico. O Ceti foi planejado levando em consideração questões ambientais, geográficas e climáticas, para propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos espaços internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

A unidade conta com 21 salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca, Espaço Google, salas para administração, consultório odontológico, sala para atendimento psicológico, enfermaria, sala de professores, sala de coordenação, pátio coberto, cozinha ampla com vários balcões em aço inox e banheiros femininos e masculinos nos três pavimentos de corredor da unidade, dentre outros espaços.

Além disso, o prédio possui uma ampla área dedicada à prática esportiva. Nela, estão dispostos: quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina semiolímpica, vestiários e salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica. Este ano, serão entregues ainda um Ceti em Tefé e Manaus.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE