fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Wilson Lima inaugura sexta escola de educação integral da gestão

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) vai atender, este ano, 700 estudantes de São Paulo de Olivença; escola tem capacidade para mil alunos.

9 de julho de 2021

Compartilhe

Unidade tem 21 salas de aula (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (9), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença. A unidade escolar é a sexta, nesse modelo, inaugurada desde 2019, quando o governador iniciou a gestão e definiu como uma das prioridades a ampliação da oferta de vagas em escolas de tempo integral no Amazonas.

Com investimento de R$ 20 milhões, o novo Ceti tem capacidade para até mil alunos e é voltado para os ensinos fundamental e médio. A unidade segue os mesmos padrões das demais que estão sendo implantadas pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Wilson Lima destacou que a entrega do Ceti de São Paulo de Olivença é um marco para o município, pois a obra estava parada desde 2017, e só foi retomada na atual gestão.

“Hoje eu saio daqui muito feliz, porque é o que nos realiza enquanto pessoa pública, é o que me realiza enquanto cidadão, ver essa obra que estava abandonada, em ruínas, hoje ser erguida e entregue à comunidade, entregue a esse município”, frisou.

Seis Cetis

Esse é o sexto Ceti, o segundo na região do Alto Solimões, inaugurado desde que o governador Wilson Lima assumiu a gestão. Em 2019, ele inaugurou o Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, no município de Benjamin Constant. A segunda unidade entregue foi o Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, na cidade de Lábrea.

No mesmo ano, foi inaugurado o Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte. O Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo, foi entregue à comunidade escolar em fevereiro de 2020.

Em maio de 2021, Wilson Lima fez a entrega da quinta unidade de ensino integral no interior, o Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho.

Estrutura

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a escola tem projeto arquitetônico baseado nas necessidades de desenvolvimento dos estudantes, tanto nos aspectos intelectual e social, quanto físico e psicológico. O Ceti foi planejado levando em consideração questões ambientais, geográficas e climáticas, para propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos espaços internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

A unidade conta com 21 salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca, Espaço Google, salas para administração, consultório odontológico, sala para atendimento psicológico, enfermaria, sala de professores, sala de coordenação, pátio coberto, cozinha ampla com vários balcões em aço inox e banheiros femininos e masculinos nos três pavimentos de corredor da unidade, dentre outros espaços.

Além disso, o prédio possui uma ampla área dedicada à prática esportiva. Nela, estão dispostos: quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina semiolímpica, vestiários e salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica. Este ano, serão entregues ainda um Ceti em Tefé e Manaus.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Alcolumbre marca sabatina de André Mendonça para 1º de dezembro

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Davi Alcolumbre evita marcar a sabatina há ao menos quatro meses. O senador quer apontar outro nome.

29 de novembro de 2021

Vereador Rodrigo Guedes pede suspensão da festa de Réveillon, na Ponta Negra

Guedes argumenta em Ação Popular impetrada na Justiça, que a realização do Réveillon que vai contar com o show do cantor Luan Santana, vai colocar Manaus em risco sanitário.

28 de novembro de 2021

Congresso deve votar amanhã projeto para dar transparência às emendas secretas

Projeto das duas Casa do Congresso Nacional relativiza ordem da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal para revelar os beneficiados do esquema de 2020 em frente.

28 de novembro de 2021

Filiação de Bolsonaro ao PL passa por apoio à reeleição de Arthur Lira na Câmara

O cálculo do PL é que a filiação de Bolsonaro vai garantir ao partido de Waldemar da Costa Neto a maior bancada de deputados ferais Câmara em 2022.

28 de novembro de 2021

Bolsonaro vê risco de derrota de “terrivelmente evangélico” e começa convencimento de senadores

Governistas acreditam que se o placar for favorável a Bolsonaro no CCJ, o resultado pode se repetir no Plenário do Senado, onde os indicados ao Supremo são analisados.

28 de novembro de 2021

Prévias do PSDB: Arthur consegue só 1,35% de votos e amarga a terceira posição

A disputa foi marcada por divergências. Arthur Neto, que conquistou apenas 1,35% dos votos, chegou a se alinhar a João Doria para exigir o resultado imediato das prévias.

28 de novembro de 2021

CMM corre para gastar recursos restantes do orçamento 2021

Em 2021, a CMM tem um pouco mais de R$ 164 milhões para custear as próprias despesas que vão desde pagamento com pessoal e eventuais reformas.

28 de novembro de 2021

Câmara deve votar PEC de incentivos à tecnologia na terça

A Proposta de Emenda à Constituição 10/21 mantém incentivos tributários para empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e de semicondutores.

27 de novembro de 2021