fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Wilson Lima entrega Caic+ e unidade terá consultas com o Albert Einstein

O Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Goes, que fica na zona norte de Manaus, é o terceiro reinaugurado este ano, com oferta de novas especialidades médicas.

25 de abril de 2022

Compartilhe

A unidade de saúde fica localizada na Zona Norte da capital (Foto: João Onety/RealTime1)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dra. Maria Helena Freitas de Goes, nesta segunda-feira (25). A unidade, que fica no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, conta com a parceria do Hospital Albert Einstein, que ofertará consultas por telemedicina.

Esse é o terceiro Caic reinaugurado em Manaus este ano, após passar por revitalização e a inclusão de novas especialidades médicas.

Durante a entrega, o governador destacou que a reforma não foi apenas estrutural. A obra também melhorou o atendimento para crianças e adolescentes, que contarão com consultas a distância, por meio de uma parceria com o Hospital Albert Einstein.

“Antes, havia um vácuo sobre quem atendia às pessoas acima de 12 anos. Agora, o Caic+ vem pra resolver isso. Quando a gente fala de Caic+, a gente não está falando só de um prédio bonito, a gente fala de um atendimento de, pelo menos, cinco especialidades e com outras que terão atendimento direto do Hospital Albert Einstein em São Paulo por meio da telemedicina”, informou Wilson Lima.

O secretário estadual de saúde, Anoar Samad, reforçou as informações. “Antes, os Caic’s funcionavam apenas com pediatria, agora eles têm várias especialidades. Isso é muito importante para a comunidade, que tanto as crianças quantos adolescentes terão esse atendimento de qualidade perto de suas casas”, disse.

Novas especialidades médicas

Com o Caic+, crianças e adolescentes passam a contar com novas especialidades médicas, além da pediatria, como a neuropediatria, nutrologia, ortopedia, psiquiatria, infectologia, além de serviços de apoio diagnóstico em neurologia e cardiologia, triagem neonatal, odontologia, apoio terapêutico em psicologia, enfermagem e farmácia.

Telemedicina

Por meio da implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Goes também contará com atendimento em telemedicina nas especialidades de Neuropediatria e Psiquiatria Pediátrica, pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).

Acesso

O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, com idade de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

De acordo com o Estado, é importante que pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam da assistência mantenham os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do procedimento, consulta ou exame.

Texto: João Luiz Onety, com informações da Secom

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022