fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Em balanço de ações, Wilson Lima destaca investimentos na saúde do AM

Neste ano, Estado começou a descentralizar o serviço de alta complexidade com a instalação de UTIs no interior e ampliou a infraestrutura de assistência à saúde em todo o AM.

30 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

O governador Wilson Lima destacou investimentos em infraestrutura de assistência à saúde durante entrevista a um programa de TV em Manaus, na última terça-feira (28). Descentralização do serviço de alta complexidade com a instalação de 11 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Parintins, o funcionamento pleno do Hospital Delphina Aziz e a reforma e ampliação de unidades foram alguns dos pontos ressaltados pelo governador na entrevista.

Os investimentos também ampliaram a capacidade de atendimento do sistema de saúde em resposta à pandemia da Covid-19, a exemplo da instalação de novas usinas e tanques de oxigênio na rede hospitalar da capital e do interior. Atualmente o Estado conta com 38 usinas em funcionamento, distribuídas em 27 cidades.

Desse total, oito usinas de oxigênio estão instaladas na capital e 30 no interior. Ao todo o Governo do Estado, vai instalar 72 usinas de oxigênio e, para isso, mantém o processo de aquisição dos equipamentos.

“Quando assumi o governo em 2019 peguei a saúde sucateada. Encontrei uma Central de Medicamentos com apenas 12% dos medicamentos que deveria ter lá. Não tínhamos UTI no interior, o que teria nos ajudado muito na pandemia. Isso é resultado da falta de atenção em 40 anos”, disse o governador. “Tudo que a gente teve de avanço na área da saúde a gente construiu agora”, completou.

Em outubro, o governador Wilson Lima inaugurou as primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior, com a instalação de 11 leitos no Hospital Jofre Cohen. A estrutura em Parintins é uma realização inédita no Estado, que até a atual gestão concentrava os leitos de UTI em Manaus. “Montamos 11 leitos em Parintins que já atenderam mais de 100 pessoas em pouco mais de dois meses”, disse.

O governador destacou que 100% do hospital Delphina Aziz entrou em funcionamento na atual gestão do Estado, mesmo tendo sido inaugurado em 2014. Em 2019, quando Wilson Lima assumiu o cargo de governador, apenas 130 leitos estavam em operação. Hoje, 350 leitos estão aptos a receber pacientes, além do completo funcionamento de 11 salas de cirurgia. Houve a retomada de exames laboratoriais e de imagens na unidade, que hoje é o maior hospital público do Norte do país.

Em relação à revitalização de unidades, Wilson Lima destacou a conclusão da primeira etapa da reforma do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, com a ampliação da oferta de leitos e a reforma da Maternidade Balbina Mestrinho.

O Estado reativou a UTI materna do Dona Lindu, com 10 leitos, e inaugurou o Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar, com atendimento humanizado e multicultural a parturientes. São quatro salas temáticas, uma delas para atendimentos de gestantes indígenas com respeito às tradições dos povos tradicionais.

Wilson Lima frisou, ainda, o início da reforma de cinco Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), que começam a voltar a receber pacientes no próximo ano, com a ampliação da oferta de especialidades médicas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

TRE-AM dá nome a cartório eleitoral de indigenista assassinado em Atalaia do Norte

O pleno do TRE-AM reconheceu, por unanimidade, colaboração do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho no Vale do Javari, par a instalação de novas seções eleitorais.

13 de agosto de 2022

Michelle assume protagonismo na marcha para Jesus com evangélicos

Durante a marcha, presidente falou em 'luta contra o comunismo' e convocou população para ato em Copacabana no Sete de Setembro.

13 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

13 de agosto de 2022

Com medo de rejeição, aliados escondem Bolsonaro nas redes sociais

Aliados oficiais do PL não mencionaram o mandatário nenhuma vez no atual semestre. Dos 27 palanques que Bolsonaro já garantiu, 10 não fazem menção a ele nas redes sociais.

13 de agosto de 2022

Floração dos ipês cria disputa entre os aliados Arthur e Amazonino na web

A floração dos ipês deu destaque às plantas nas redes sociais e os ex-prefeitos - e aliados de momento - aproveitaram para tentar associar seus nomes à autoria do projeto.

13 de agosto de 2022

Chico Preto pede registro de candidatura avulsa ao Senado

Ex-vereador deverá enfrentar dificuldade para obter registro por fora da coligação de apoio ao governador Wilson Lima, que escolheu coronel Menezes como candidato ao Senado.

13 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta

Requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento para o primeiro, o segundo ou ambos.

13 de agosto de 2022

Carol Braz quer destinar 30% dos cargos do Governo aos jovens

Carol Braz apresentou propostas para o incentivo dos jovens ao primeiro emprego e oferta de cargos comissionados para este público, caso seja eleita governadora.

12 de agosto de 2022