sexta-feira, 19 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Wagner Rosário se torna investigado após criar confusão na CPI

Controlador-Geral da União prestou depoimento, nesta terça-feira, sobre a atuação do órgão de controle, mas perdeu a compostura ao ofender a senadora Simone Tebet.
COMPARTILHE
Wagner Rosário

O depoimento do Controlador Geral da União, Wagner Rosário, terminou com uma grande confusão, troca de ofensas entre ele, a equipe de advogados e os senadores. Para completar, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), solicitou que o relator incluísse Rosário no rol dos investigados e denunciados por prevaricação, quando o funcionário público tem conhecimento da ocorrência de um crime, mas não faz nada para contê-lo.

Renan concordou com a sugestão de Omar Aziz e lembrou que em diversos momentos Wagner Rosário tentou constranger senadores e adotou um ar petulante. “Comunico que por orientação do nosso presidente estou elevando o status de testemunha para investigado do senhor Wagner Rosário”, afirmou Renan, que ao longo da inquirição apresentou vários pontos em que o ministro entrou em contradições, como quando reconheceu que havia cinco procedimentos contra o ex-diretor de Logística do ministério, Roberto Ferreira Dias, mas não solicitou que ele fosse afastado do cargo.

No momento mais tenso e que culminou com o fim do depoimento, a senadora Simone Tebet (MDB/MS) mostrou como o ministro usou documentos falsos para defender a posição do governo no caso da Covaxin, vacina que seria vendida ao ministério pela empresa Precisa Medicamentos por R$ 1,6 bilhão. “Essa é uma casa que não aceita petulância, mentiras. Ele insistiu no erro, mas como sou da paz, sou advogada, eu disse para ele serenar, ele fez um pedido que deveria ser publico”, revelou Simone.

Ao responder a Simone, Wagner Rosário mandou que ela relesse o processo da Covaxin, o que gerou toda a confusão. A senador Leila Barros (Podemos/DF) trocou palavras duras com o governista Marcos Rogério (DEM/RO); Otto Alencar (PSD/BA) chegou a chamar Wagner Rosário de “moleque” por tratar Simone daquela maneira.

Rosário disse que só não respondia mais fortemente a Otto em respeito a idade dele, o que fez com que o senador baiano se levantasse e fosse até a mesa em que ele depunha.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Randolfe Rodrigues classificou de machista a fala de Wagner Rosário para Simone Tebet. Omar Aziz interrompeu por dez minutos a reunião e no retorno dos trabalhos encerrou a sessão.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

COMPARTILHE