fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Wagner Rosário se torna investigado após criar confusão na CPI

Controlador-Geral da União prestou depoimento, nesta terça-feira, sobre a atuação do órgão de controle, mas perdeu a compostura ao ofender a senadora Simone Tebet.

21 de setembro de 2021

Compartilhe

Wagner Rosário deixou a condição de testemunha para a de investigado e possivelmente será denunciado pelo crime de prevaricação. (Foto: Reprodução)

O depoimento do Controlador Geral da União, Wagner Rosário, terminou com uma grande confusão, troca de ofensas entre ele, a equipe de advogados e os senadores. Para completar, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), solicitou que o relator incluísse Rosário no rol dos investigados e denunciados por prevaricação, quando o funcionário público tem conhecimento da ocorrência de um crime, mas não faz nada para contê-lo.

Renan concordou com a sugestão de Omar Aziz e lembrou que em diversos momentos Wagner Rosário tentou constranger senadores e adotou um ar petulante. “Comunico que por orientação do nosso presidente estou elevando o status de testemunha para investigado do senhor Wagner Rosário”, afirmou Renan, que ao longo da inquirição apresentou vários pontos em que o ministro entrou em contradições, como quando reconheceu que havia cinco procedimentos contra o ex-diretor de Logística do ministério, Roberto Ferreira Dias, mas não solicitou que ele fosse afastado do cargo.

No momento mais tenso e que culminou com o fim do depoimento, a senadora Simone Tebet (MDB/MS) mostrou como o ministro usou documentos falsos para defender a posição do governo no caso da Covaxin, vacina que seria vendida ao ministério pela empresa Precisa Medicamentos por R$ 1,6 bilhão. “Essa é uma casa que não aceita petulância, mentiras. Ele insistiu no erro, mas como sou da paz, sou advogada, eu disse para ele serenar, ele fez um pedido que deveria ser publico”, revelou Simone.

Ao responder a Simone, Wagner Rosário mandou que ela relesse o processo da Covaxin, o que gerou toda a confusão. A senador Leila Barros (Podemos/DF) trocou palavras duras com o governista Marcos Rogério (DEM/RO); Otto Alencar (PSD/BA) chegou a chamar Wagner Rosário de “moleque” por tratar Simone daquela maneira.

Rosário disse que só não respondia mais fortemente a Otto em respeito a idade dele, o que fez com que o senador baiano se levantasse e fosse até a mesa em que ele depunha.

Randolfe Rodrigues classificou de machista a fala de Wagner Rosário para Simone Tebet. Omar Aziz interrompeu por dez minutos a reunião e no retorno dos trabalhos encerrou a sessão.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

David exalta investimentos de Wilson em Manaus e alfineta a velha política

Durante solenidade de entrega do Parque Rio Negro, neste domingo (24), o prefeito de Manaus e o governador do amazonas anunciaram novos investimentos para Manaus.

24 de outubro de 2021

Debatedores querem prorrogar prazo de atualização da Lei do Fundeb

Eles defendem que é um processo muito complexo e não há tempo para resolver isso em dez dias, pois há ações de operacionalização do fundo que precisam de ajustes.

24 de outubro de 2021

CAE analisa na terça projetos sobre segurança viária e ajuste fiscal dos estados

Dois projetos, um sobre segurança no trânsito e outro sobre dívidas dos estados, constam da pauta de votação da Comissão de Assuntos Econômicos para esta terça-feira (26).

24 de outubro de 2021

Subcomissão discute rumos da educação após a pandemia na próxima segunda

Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia vai se reunir todas as segundas-feiras, para discutir o que aconteceu no setor durante a pandemia.

24 de outubro de 2021

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

Senadora Simone Tebet (MDB-MS), cobrou a votação urgente do veto parcial ao projeto que garante distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda e mulher.

24 de outubro de 2021

Reta final da CPI tem definição de indiciados, votação e encaminhamento de Relatório

Como não possui poder de punição, último ato da CPI será o encaminhamento do Relatório Final aprovado aos órgãos responsáveis por apresentarem denúncias.

23 de outubro de 2021

Gilberto Kassab anuncia Rodrigo Pacheco como candidato a presidente

O presidente Nacional do PSD revelou, neste sábado, que o candidato do partido à presidência, no próximo ano, será o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

23 de outubro de 2021

Wilson Lima e David Almeida assinam convênios de mais de meio bilhão

O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida assinarão, amanhã, uma série de convênios que representarão um presente para a cidade que fará 352 anos neste domingo.

23 de outubro de 2021