fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Vitória de Keitton em Coari aumenta poder de fogo dos Pinheiros em 2022

Eleição de Keitton Pinheiro ajuda a 'turbinar' as candidaturas de Adail Pinheiro Filho para deputado federal e de Mayara Pinheiro para permanência da sua vaga na Assembleia.

6 de dezembro de 2021

Compartilhe

Os primos Adail Filho, Mayara e Keitton Pinheiro formam o núcleo duro da família que ganhou musculatura para influenciar na eleição do próximo ano (Foto: Reprodução)

A vitória de Keitton Pinheiro (Progressista) na eleição suplementar que escolheu o novo prefeito de Coari, na região do Médio Solimões, neste domingo (5), vai aumentar o poder de fogo da família Pinheiro na política do Amazonas, além de ameaçar projetos políticos de adversários diretos na luta por vagas na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e na Câmara Federal.

Um dos aliados que turbinou a campanha de Keitton, o ex-prefeito Adail Filho (Progressista) será candidato a deputado federal na eleição do próximo ano e, com o apoio do primo sentado na cadeira que comandará R$ 300 milhões de orçamento a partir de janeiro, terá potencial para ser o mais votado na eleição.

Se confirmada essa tendência, a eleição de Adail Filho atrapalharia os planos de um correligionário, o deputado federal Átila Lins, e de um adversário, o deputado estadual Saulo Vianna (PTB).

Átila tentará a nona recondução seguida, mas como tradicionalmente busca seus votos nos municípios do Médio e Alto Solimões ficará com potencial de votos reduzidos com a entrada de ‘Adailzinho’ no páreo.

Já Saulo Viana estava apostando tudo na eleição de Robson Tiradentes Júnior para fincar pé nessa região do Amazonas. Vindo de Parintins, na região do Baixo Amazonas, Viana queria conquistar o eleitorado de Coari, fundamental para uma vitória. Sem essa ajuda, o potencial de votação dele ficará reduzido.

Também prima de Keitton Pinheiro, a deputada estadual Mayara Pinheiro (Progressista) terá uma eleição ainda mais facilitada com a força da caneta do primo.

Há quatro anos ela deixou o posto de vice-prefeita do irmão Adail e conquistou nas urnas mais de 50 mil votos que lhe deram a vaga na Aleam e o posto de mais votada da eleição de 2018.

Com Keitton na prefeitura e Adailzinho puxando votos, a eleição de Mayara com uma votação expressiva pode ainda facilitar o sonho que ela tem de presidir a Assembleia.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022

Em Manaus, Queiroga defende vacinação mas critica passaporte vacinal

Marcelo Queiroga pediu esforço dos estados para aumentar os níveis de vacinação, mas criticou a adoção do passaporte vacinal ao dizer que o documento não ampliaria os números

22 de janeiro de 2022

Ciro diz que falhas do PT são responsáveis pela vitória de Bolsonaro

Na sua avaliação, os presidentes do PT não diferem de Bolsonaro em suas agendas econômicas, criticadas por não estabelecer políticas de tributação de grandes fortunas.

22 de janeiro de 2022

Enchente 2022: Governo do Estado institui Grupo de Ações Coordenadas

As 27 instituições integrantes do Grupo de Ações Coordenadas utilizarão seus recursos e infraestrutura já existentes para atuação integrada aos demais membros.

22 de janeiro de 2022

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias atacam publicamente os irmãos Weintraub

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias trocaram farpas nas redes sociais com os irmãos Weintraub, agora ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro e que estão de volta ao País.

22 de janeiro de 2022