fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Vereadores começam a se mexer para criar CPI contra Amazonas Energia

Liderada pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC), a proposta de criar CPI contra a Amazonas Energia tem apoio de mais 12 vereadores da CMM.

17 de fevereiro de 2021

Compartilhe

O requerimento já conta com treze parlamentares a favor (Foto: Arquivo/CMM)

Após afirmar na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que pretende iniciar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), contra a concessionária Amazonas Energia, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) já conta com o apoio de vereadores na Casa Legislativa para dar prosseguimento à instauração da comissão.

Nesta quarta-feira (17), durante sessão plenária, Rodrigo citou o nomes de vereadores que já informaram interesse na comissão.

Entre os nomes estão Antônio Peixoto (PTC), Caio André (PSC), Sassá (PT), Daniel Vasconcelos (PSC), Elan Alencar (Prós), Ivo Neto (Patriota), Lissandro Breval (Avante), Raiff Matos (DC), Sandro Maia (DEM), Thayssa Lippy (PP), William Alemão (Cidadania) e Jaildo Oliveira (PCdoB).

Em contraponto aos demais, o vereador Raulzinho (PSDB) falou com cautela a respeito da CPI.

“Não é prerrogativa da Câmara Municipal abrir uma CPI contra a empresa [e sim da Aleam]. É um risco muito grande desta Casa ser tachada, ao final dessa CPI, como os vereadores que não fizeram nada e que criaram uma CPI que não deu em nada”, disse.

De acordo com o Regimento Interno da CMM, é necessário que pelo menos um terço dos vereadores assinem o requerimento da CPI, neste caso, 13 vereadores, número já alcançado. O documento deverá ser apreciado pelo presidente da Casa, David Reis (Avante) e depois levado ao plenário.

CPI apura práticas abusivas

A CPI, caso seja instalada, vai apurar as práticas abusivas cometidas pela empresa, como cortes indevidos do fornecimento de energia elétrica durante o estado de calamidade pública em Manaus, bem como o descumprimento de decisões judiciais.

As leis estaduais proíbem a suspensão do fornecimento de energia elétrica por inadimplência às unidades consumidoras residenciais e de serviços essenciais, enquanto durar o estado de emergência na saúde no Estado do Amazonas.

“Vamos enquadrá-los. Peço a criação da CPI e que ela não termine em pizza”, defendeu Rodrigo Guedes.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021

REALTIME promove rodada de entrevistas com ‘reitoráveis’ da Ufam

Comunidade acadêmica realizará nos dias 10 e 11 de março a consulta que vai indicar a lista tríplice a ser levada para o presidente Jair Bolsonaro

25 de fevereiro de 2021

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021