fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Vanessa Grazziotin lança pré-candidatura a deputada federal neste sábado

A ex-senadora está afastada do Congresso Nacional desde 2018, quando não conseguiu a reeleição para o Senado. Agora, ela tenta retornar como deputada federal pelo PCdoB.

28 de abril de 2022

Compartilhe

Vanessa Grazziotin é filiada ao PCdoB (Foto: RealTime1)

O PCdoB realiza neste sábado (30), em Manaus, o evento de pré-lançamento da candidatura de Vanessa Grazziotin à Câmara dos Deputados. A cerimônia acontece a partir das 19h no Salão dos Espelhos do Atlético Rio Negro Clube, situado no Centro da capital amazonense.

A ex-senadora está afastada do Congresso Nacional desde 2018, quando não conseguiu a reeleição para o Senado Federal.

Trajetória política de Vanessa

Vanessa é militante do PCdoB e foi uma das principais vozes a favor do Governo do PT, que governou o país de 2002 a 2016.

Na última eleição que disputou, em 2018, quando o Senado dispunha de duas vagas, Vanessa foi a quinta mais votada. Foram 373.948 mil votos (11,4% dos votos válidos).

Agora, ela pretende retornar à Câmara dos Deputados, onde estreou em 1999, ao ser a terceira mais votada nas eleições de 1998 com 93.521 mil votos (10,9% dos votos válidos). Ela permaneceu por três mandatos seguidos até 2010, quando conquistou vaga como senadora pelo Amazonas e ficou até 2018.

Em 33 anos de vida política, desde quando foi eleita vereadora, em 1988, e reeleita nos anos de 1992 e 1996, Vanessa só ficou sem mandato nestes três últimos anos. Ela sequer disputou as eleições municipais de 2020 para vereadora ou prefeita de Manaus, cargo esse que quase conquistou em 2012, quando já era senadora e disputou o segundo turno das eleições contra o tucano Arthur Neto (PSDB).

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o dono da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022

Péricles minimiza destituição de cargo de Marcelo: ‘problema do Congresso’

O deputado Delegado Péricles, que agora integra o partido de Jair Bolsonaro, o PL, minimizou os efeitos da destituição de Marcelo Ramos (PSD) da vice-liderança da Câmara.

27 de maio de 2022

Pré-candidato do PL reconhece ‘deslizes’ do Governo Bolsonaro

O Delegado Costa e Silva, pré-candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido de Bolsonaro, falou ao RealTime1 sobre os planos para chegar à Câmara dos Deputados.

27 de maio de 2022

Omar diz que Amazonas precisa voltar a investir em programas sociais

A declaração do senador - que concorre à reeleição - aconteceu durante a prestação de contas que ele fez na noite desta quinta-feira (26), nas zonas Leste e Sul de Manaus.

27 de maio de 2022

Eleição Geral testará lei que combate violência política contra a mulher

Para acompanhar emprego da lei no pleito de outubro, o Comitê de Combate a Corrupção e Caixa 2 Eleitoral criou o grupo de mulheres de combate à violência política de gênero.

27 de maio de 2022

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022