fbpx

terça, 24 de maio de 2022

União Brasil anuncia candidato à presidência e coloca Wilson em saia justa

Governador Wilson Lima está bastante alinhado com o presidente Jair Bolsonaro, cuja candidatura pode ser atrapalhada por um candidato lançado pelo União Brasil.

11 de março de 2022

Compartilhe

Wilson Lima, ao lado do presidente do UB no Amazonas, Pauderney Avelino, durante solenidade de assinatura da ficha de filiação dele ao partido, na última terça-feira (Foto: Reprodução)

A primeira inserção do União Brasil (UB) na propaganda partidária, na noite desta quinta-feira (10), anunciou que o partido, que nesta semana filiou o governador Wilson Lima, terá candidato próprio à Presidência da República em outubro. A peça informa que em breve o nome do presidenciável será divulgado.

Uma candidatura própria do União Brasil tem potencial para atrapalhar os planos do governador Wilson Lima, que na terça-feira (15), trocou o PSC pelo UB numa ação que praticamente asfixiou as opções partidárias do principal rival na disputa eleitoral deste ano, o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), que lidera as pesquisas de intenções de votos no Amazonas.

Essa complicação acontece porque Wilson Lima está bastante alinhado com a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem se aproximou ao longo do mandato e estabeleceu um bom diálogo com o governo federal, o que possibilitou, por exemplo, negociar os termos do decreto que reduzia o IPI cobrado sobre produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Fontes do UB no Amazonas e próximas de Wilson Lima foram ouvidas pelo RealTime1 nesta sexta-feira e indicaram que os nomes trabalhados pelo partido são o do próprio presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar (PE) e o do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, que está insatisfeito no Podemos.

Moro já havia conversado com Luciano Bivar , que inclusive seria candidato a vice na chapa dele, mas as negociações travaram. Acontece que episódios recentes desgastaram a relação do ex-juiz da Lava Jato com o Podemos, principalmente com os aliados no Movimento Brasil Livre (MBL) e que trouxeram enormes desgastes para Moro, que não tem ligação mais forte com Wilson Lima.

Trata-se aqui do episódio no qual o deputado federal Kim Kataguiri (SP) afirmou que a Alemanha errou ao proibir a existência de um partido nazista e o mais recente quando o deputado estadual paulista Arthur do Val, vulgo Mamãe Falei, tratou refugiadas ucranianas como prostitutas.

Moro condenou os dois episódios e acabou ficando mal com o movimento e com o Podemos, daí a possibilidade de migrar para o UB. Com Moro candidato a presidência, Wilson Lima teria de recepcioná-lo num palanque no Amazonas, ficando distante da campanha de Bolsonaro.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Semmas defende educação ambiental para combater lixo em igarapés

Secretaria tem a menor previsão orçamentária para 2022 e qualquer implementação de política pública neste sentido pode ser afetada pela falta de recursos.

24 de maio de 2022

CPI da Amazonas Energia terá relatório final entregue até 30 de maio

O presidente da CPI, Sinésio Campos, destacou o trabalho de fiscalização dos medidores de energia que localizou diversos equipamentos com defeito prejudicando os clientes.

24 de maio de 2022

‘A responsabilidade é sua’, diz líder de caminhoneiros a Bolsonaro em vídeo

Wallace Landim, o "Chorão", um dos principais líderes da greve de 2018, cobrou atitude de Bolsonaro: "chame a responsabilidade, porque senão esse país vai estar parado".

24 de maio de 2022

Wilson afirma que luta continua para reverter danos à Zona Franca de Manaus

Antes de ingressar com ações no STF contra decretos federais, Wilson reuniu com Bolsonaro, e o presidenteu não cumpriu a promessa de rever os danos à Zona Franca de Manaus.

24 de maio de 2022

‘Próximo passo é trabalhar para termos ônibus a gás’, diz Wilson

Durante evento que anunciou a compra de ônibus elétricos na Prefeitura de Manaus, o governador afirmou que ter ônibus movidos a gás na capital é algo iminente.

24 de maio de 2022

AGU deveria ter aula de Geografia após ação contra ZFM, diz Serafim

Advogado-geral, Bruno Bianco Leal disse que grande distância não mais se apresenta como fator capaz de inibir o desenvolvimento econômico social da região

24 de maio de 2022

Shádia Fraxe deve substituir Fernanda Aryel na chapa federal do Avante

Aryel teria optado por recuar da disputa deste ano para priorizar projetos pessoais. Ela cursa Medicina. A decisão de deve aliviar a situação de pré-candidatos do Avante.

24 de maio de 2022

Lula diz que é ‘crime’ atentar contra a Zona Franca de Manaus

O ex-presidente disse que o Amazonas não pode ser prejudicado por interesses dos estados que têm mais vantagens de infraestrutura e mão-de-obra qualificada.

24 de maio de 2022