fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

UEA: Zogahib fala em estruturar cursos e reduzir custos com alugueis

André Zogahib, falou em discutir o orçamento da UEA de maneira séria, construir prédios próprios para reduzir o gasto com aluguéis e investir nos servidores e alunos.

20 de março de 2022

Compartilhe

As declarações foram dadas neste sábado durante debate na Aleam (Foto: Reprodução)

Na tarde deste sábado (19), o candidato à Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) pela Chapa 19, Prof. Dr. André Zogahib, expôs o plano de gestão participativa e de respeito, durante um debate realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). As eleições para a Reitoria da UEA serão na próxima quarta-feira (23) de março, na capital e interior do estado.

Ao ser questionado sobre como poderia garantir a expansão da oferta de cursos nos municípios amazonenses, André Zogahib explicou que, hoje, antes de se pensar em criar um curso há uma necessidade grande de se estruturar aqueles já existentes.

”Tabatinga, por exemplo, tem uma biblioteca que funciona em uma sala de aula por não haver espaço físico. Os cursos de Engenharia Civil e de Química na EST, por exemplo, estão com laboratórios extremamente depauperados, prejudicando o estudo e a pesquisa. Então, precisamos trabalhar essas questões para que o aluno tenha condições e se preocupe apenas em estudar”, disse.

O candidato a reitor pela Chapa 19 frisou que irá investir em um ensino de qualidade. Reforçou que novos cursos poderão ser abertos, mas de maneira estruturada, respeitando o orçamento da universidade e as necessidades locais. “Isso não pode ser feito de qualquer forma. E sim de maneira assertiva, respeitando as pessoas e o desejo dos cidadãos amazonenses que sonham entrar para a nossa universidade”.

Sobre políticas de extensão e assuntos comunitárias, Zogahib enfatizou o direito da comunidade acadêmica de contar com um bom Restaurante Universitário (RU), da Casa do Estudante oferecer maior número de vagas, abordou a ampliação da concessão dos auxílios e bolsas estudantis a todos, principalmente aos universitários indígenas e pessoas com deficiência (PCDs).

Reduzir custos com alugueis é uma meta

Ao ser questionado sobre a manutenção dos aluguéis dos prédios da UEA tanto na capital quanto no interior,  Zogahib disse que, apesar de haver essa necessidade, isso não pode ser visto como a solução para todos os problemas.

”É preciso trabalhar para que a universidade tenha seus próprios espaços. Na gestão da Chapa 19, faremos de tudo para construirmos nossa casa própria. A partir daí teremos custos muito menores. Trabalharemos para reduzir os gastos com aluguéis, que custam alguns milhões de reais por ano”.

Segundo o candidato, é fundamental que a universidade seja pensada e tratada como um todo, de maneira integrada, discutindo as necessidades, verificando as reais necessidades das escolas em cada colegiado. “Assim seremos assertivos, inclusivos, respeitando as diversidades. Não iremos privilegiar cursos, pessoas e escolas. Vamos discutir com todos”, destacou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022