fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

‘UEA precisa investir no interior. Esse é o objetivo’, diz Zogahib

À TV RealTim1, o professor-doutor André Zogahib afirma que a Universidade precisa melhorar a estrutura para formar bons quadros e contribuir para o desenvolvimento do Estado.

11 de março de 2022

Compartilhe

O professor-doutor André Zogahib é candidato a reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) pela chapa 19, "Gestão, Participação e Respeito". (Foto: Reprodução)

O professor-doutor André Zogahib, candidato a reitor da Universidade Federal do Amazonas (UEA), defendeu nesta sexta-feira (11), em entrevista à TV RealTime1, que a instituição precisa encontrar novas fontes de financiamento e racionalizar custos para conseguir atender o objetivo de promover o desenvolvimento econômico-social do Estado, principalmente nas unidades do interior.

“Precisamos ter uma gestão eficiente dos gastos para depois buscar fontes (de financiamento) dialogadas com o Estado, pois a instituição tem um papel fundamental de alavantar o desenvolvimento por meio da educação, formação de novos quadros, da pesquisa e da extensão”, defendeu André Zogahib, que tem como candidata a vice-reitora na chapa “Gestão, Participação e Respeito” (19) a professora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) Katia Couceiro.

Dentre as várias fontes disponíveis e que não tem sido acessadas adequadamente na avaliação da chapa o professor André Zogahib destaca os recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), geridos pela Superintendência da Zona Franca de Manaus. (ZFM)

“A UEA precisa ampliar suas estratégias de captação dos recursos de PDI. Temos uma série de cursos que não são contemplados com estes recursos, quando eles são cada vez mais necessários para avançarmos no desenvolvimento de novas tecnologias, compras de equipamentos e laboratórios, estabelecendo assim novos patamares tecnológicos em nosso Estado”, defendeu o candidato.

André Zogahib também defendeu um olhar diferenciado da instituição para o interior do Estado, pois é inegável na avaliação dele que a instituição não conseguiu dotar as unidades fora da capital de bons recursos que possibilitassem o maior avanço no desenvolvimento.

“É só perguntar para os alunos, professores do interior se eles estão satisfeitos com os prédios em que estão? Se estão satisfeitos com os laboratórios onde trabalham? Tenho 99% de convicção que a resposta será não”, afirmou, acrescentando que numa eventual gestão dele a UEA fará investimentos “contundentes” para reverter este quadro.

Confira a entrevista na íntegra:

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022