fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

UB oficializa Soraya Thronicke para presidente e Marcos Cintra como vice

O presidente do União Brasil (UB), Luciano Bivar, desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto e resolveu tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

6 de agosto de 2022

Compartilhe

Soraya Thronicke já foi cogitada para ser vice pelo União Brasil, antes de Bivar desistir de concorrer à presidência (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O União Brasil oficializou a senadora Soraya Thronicke como candidata do partido à Presidência da República. Ela terá o ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra como vice.

A chapa foi sacramentada em convenção nacional, realizada na manhã desta sexta-feira (5), no Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo.

O evento contou com militantes do partido, que tremulavam bandeiras de apoio a Soraya, anunciada como pré-candidata à Presidência no começo desta semana. A União Brasil, criada com a fusão de PSL e DEM, tem hoje o maior fundo eleitoral e a maior fatia de tempo para propaganda eleitoral na TV.

Antes da candidatura, Soraya era aventada como vice na chapa que seria encabeçada pelo presidente da União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar.

Bivar, que não pontuou na pesquisa Datafolha da semana passada, desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto e resolveu tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados. A sondagem mostrou Lula (PT) liderando as intenções de voto, 18 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião em que foi anunciada pré-candidata, Soraya, senadora por Mato Grosso do Sul, apresentou o discurso de que não escolherá “bolhas” para conversar e que será uma candidata de conciliação em meio à polarização política brasileira atual.

Em seu discurso na convenção, a candidata se colocou como defensora da democracia e elogiou a imprensa.

“Em 2018 nós votamos para tirar o que estava errado”, disse no início de sua fala, lembrando a escolha de Bolsonaro como presidente. Ela se elegeu senadora pelo PSL alinhada ao bolsonarismo.

“E agora, em 2022, vamos votar para tirar o que também não deu certo”, emendou, referindo-se também a Bolsonaro, ainda que sem citar o nome dele.

Texto: Bruno B. Soraggi (Folhapress)

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Carol Braz quer destinar 30% dos cargos do Governo aos jovens

Carol Braz apresentou propostas para o incentivo dos jovens ao primeiro emprego e oferta de cargos comissionados para este público, caso seja eleita governadora.

12 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

12 de agosto de 2022

TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral

Conforme a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente. 

12 de agosto de 2022

STF terceiriza para TSE manifestações sobre atos pró-democracia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, defendeu as urnas eletrônicas, disse que é preciso rejeitar o retrocesso e se opôs às fake news.

12 de agosto de 2022

Novas regras incentivam a eleição de mulheres e negros para a Câmara

Novas regras da reforma eleitoral do ano passado dobram o valor dos votos para mulheres e negros candidatos à Câmara dos Deputados, em Brasília.

12 de agosto de 2022

Chapa Solidariedade-PSB assina carta pela ética e boa governança, no AM

Candidato ao Governo do Amazonas pela Coligação ‘Nós, o Povo’, Ricardo Nicolau assinou a carta junto com a candidata a vice-governadora na chapa, Cristiane Balieiro.

12 de agosto de 2022

4 nomes na disputa ao Senado já pediram o registro de candidatura, no AM

Sete candidatos se apresentam para o cargo de senador do Amazonas, mas, até à tarde desta sexta, três deles ainda não registraram pedido de candidatura no TSE.

12 de agosto de 2022

TSE já recebeu nove registros de candidaturas à Presidência da República

Justiça Eleitoral atualizou os dados de registros das candidaturas à Presidência da República, até esta quinta-feira, com nove chapas que pleiteiam disputar as eleições.

12 de agosto de 2022