quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Tratamento precoce tem evidências de eficácia, garante Yamaguchi

A médica oncologista trabalhou com a categoria "evidência de eficácia" no combate à Covid, o que é bem diferente de ter "eficácia comprovada" em estudos científicos.
COMPARTILHE
Cloroquina

A médica oncologista Nise Yamaguchi defendeu o uso dos medicamentos do chamado ‘kit Covid’, que envolvem cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, no tratamento da doença e para a redução da pandemia. A defesa aconteceu no depoimento da médica, na manhã desta terça-feira (1º), na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19.

Nise repassou à CPI alguns estudos que trazem evidências da eficácia destes medicamentos, que não são aprovados por diversas agências sanitárias no mundo.

A médica chegou a dizer que no tratamento de seus pacientes não usa apenas estes remédios, pois leva em consideração as necessidades do paciente e as comorbidades para que possa prescrever dosagens específicas. Ela garantiu que atua de forma embasada em estudos científicos que apontam evidências da eficácia destes medicamentos para este tipo de tratamento, um dos pontos mais polêmicos acerca da política pública adotada pelo Governo Federal no enfrentamento da Covid.

Sem recuar do que acredita

Nise Yamaguchi não mudou de opinião nem mesmo quando o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou documentos mostrando que o tratamento com estes medicamentos não é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Food and Drugs Administration (FDS), a Anvisa dos Estados Unidos.

“Tratei de 340 paciente com comorbidades e só tive uma morte, é uma evidência”, disse a médica contestando o senador.

Tanto Humberto Costa quanto a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) lembraram que nunca se vendeu tanto estes medicamentos e que, ainda assim, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de mortos.

Segundo dados oficiais, foram vendidos no Brasil, no ano passado, 52 milhões de comprimidos do chamado kit covid, 32 milhões só de cloroquina. “Se esse remédios funcionassem, o Brasil não deveria ter tido tantos mortos assim”, disse Humberto, que foi Ministro da Saúde do Governo do ex-presidente Lula.

Leia Mais:

COMPARTILHE