fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

TCE suspende dois editais de licitação da Prefeitura de Guajará

Para o conselheiro Fabian Barbosa, faltou transparência nos pregões lançados para compra de tablets e veículos. Prefeito tem 15 dias para apresentar justificativas.

28 de abril de 2022

Compartilhe

A decisão, publicada ontem (27), é do conselheiro Fabian Barbosa. (Foto: Ana Cláudia Jatahy/TCE-AM)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) suspendeu dois editais de licitação da Prefeitura de Guajará. A decisão, publicada ontem (27), é do conselheiro Fabian Barbosa. Ele afirmou que faltou transparência nos pregões.

Os editais foram lançados pela Secretaria Municipal de Financias de Guajará (Semef). As licitações tinham o objetivo de registrar preços para a compra de tablets pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade e para aquisição de veículos de passeio para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Suspensão dos pregões

Ao decidir pela suspensão, conselheiro afirmou que foi identificada falta de transparência. Fabian Barbosa, que é relator do processo, afirmou que o Município não deu publicidade aos editais, desobedecendo a Lei de Acesso à informação.

Além disso, segundo o conselheiro, os avisos de licitações não tiveram divulgação em sites, nem mesmo no da própria Prefeitura de Guajará.

No entendimento do relator, os editais apresentam vícios ainda na fase de publicações, o que poderia causar prejuízos à administração pública. “Caso fosse concluídos nestas condições, os procedimentos licitatórios poderiam ser declarados nulos”, afirmou o TCE-AM, em seu site institucional.

A cautelar foi publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM. O conselheiro deu prazo de 15 dias para que o prefeito de Guajará, Ordean Gonzaga da Silva, apresente justificativas e documentos.

Da redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022